O número de e-commerce não para de crescer no país, oferecendo aos consumidores produtos dos mais diversos gêneros, desde roupas a itens eletrônicos, como, por exemplo,  placa de circuito impresso, que são adquiridos com toda comodidade do ambiente virtual, atraindo tanto clientes finais quanto empresas.

Mas, o que vem pela frente para esse setor? Venha conosco e descubra quais são as principais tendências do e-commerce para 2022.

Por que é importante ficar de olho nas tendências?

Seja um grande e-commerce ou um pequeno especializado em um determinado segmento, comosistema de som ambiente, por exemplo, o fato é que a concorrência se intensificou. A razão está no aumento de consumidores que passaram a comprar online na pandemia.

Portanto, estar atento às tendências para o ano que se aproxima é extremamente importante para quem tem um comércio eletrônico, pois a implantação de soluções e estratégias, ajuda a elevar o potencial competitivo e assim obter mais resultados em vendas e seguir crescendo continuamente.

Além disso, aqueles que pensam em entrar nesse segmento, seja vendendo produtos para o consumidor final ou para empresas, analisar as tendências é uma forma de começar da melhor forma possível.

Agora, veja a seguir quais são essas tendências para 2022.

8 principais tendências para o e-commerce em 2022

  1. Lives: com a pandemia os eventos ao vivo tomaram força e os e-commerces também não ficaram de fora, aproveitaram as transmissões para vender produtos por meio de QR Code.
  1. Pesquisa por voz: as tecnologias de comando de voz estarão mais presentes no e-commerces, pois ajudam a melhorar tanto a acessibilidade quanto a experiência do consumidor, que pode pesquisar um produto, como, por exemplo, uma bomba centrífuga, dentro da plataforma usando apenas a voz.
  1. Soluções fulfillment: as soluções fulfillment que concentram-se em inserir estoque em locais estratégicos, vai acelerar as entregas, o que certamente impacta na melhoria do atendimento do cliente que opta sempre por prazos mais curtos de entrega.
  1. Inteligência Artificial: também com foco no melhor atendimento às necessidades dos clientes, as soluções que usam a tecnologia de inteligência artificial serão cada vez mais incorporadas aos e-commerces por gerarem dados relevantes para o desenho de estratégias.
  1. Apps com mais com mais funcionalidades: o crescimento vertiginoso do uso de celulares pelos consumidores tornou os aplicativos essenciais para os e-commerces, que vão passar a inserir mais recursos no apps para atender as expectativas dos clientes.
  1. Parcerias com influencers: para aumentar as vendas e a notoriedade da marca, os e-commerces estão apostando em parcerias com influencers que contam com uma elevada audiência.
  1. Realidade virtual: a tecnologia 3D aplicada em e-commerces permite que os usuários possam analisar com mais eficiência os produtos online. Com isso, a decisão de compra é mais rápida, já melhora a experiência.
  1. Integração entre físico e online: embora haja crescimento de consumidores que compram pela internet, as vendas no espaço físico continuarão a acontecer.  A tendência é a integração dos ambientes físico e online para dar mais possibilidades ao cliente.

Como é possível constatar, as tendências para o e-commerce em 2022 estão centradas na melhora da experiência do consumidor por meio de soluções tecnológicas.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas. Se gostou, compartilhe com seus amigos.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Seja bem vindo!