comportamento do consumidor 2022

O que esperar do comportamento do consumidor em 2022?

Seja empresas que lidam com o consumidor final ou organizações do campo B2B, como é o caso de empresas especializadas em usinagem de precisão, por exemplo, que atende em geral indústrias, é preciso estar atento ao comportamento do cliente para não perder oportunidades e ser mais competitivo.

Físico ou jurídico, o fato é que as tendências de mudanças no padrão de comportamento do consumidor foram aceleradas com a pandemia. E quais são as principais em 2022? Como se preparar? Venha conosco e descubra.

5 principais tendências do comportamento do consumidor em 2022

Como falamos, a crise de saúde acelerou as tendências do comportamento do consumidor, que não vão apenas impactar as empresas B2C como também as empresas B2B. Confira  5 das principais:

  1. Consumidor hiperconectado: devido à necessidade de isolamento social, até mesmo consumidores pouco assíduos ao uso da internet passaram a estar mais conectados e a realizarem mais compras online. Além disso, muitos migraram para o trabalho remoto. A tendência, portanto, é um consumidor hiperconectado.
  1. Alta exigência: seja um consumidor final que compra um item comum do cotidiano ou jurídico, como gestores de construtoras e indústrias, que adquirem equipamentos como um elevador de carga, por exemplo, ambos perfis estão muito mais exigentes na hora de fechar a compra, prezando mais o relacionamento com a marca que apenas a qualidade e o preço de produtos.
  1. Preocupação com a privacidade e segurança: mais conectados, os consumidores passaram a ter mais medo de roubo de dados e golpes na internet. Por isso, a preocupação com a segurança da privacidade será mais latente.
  1. Aumento do interesse por produtos e serviços de saúde e bem-estar: com a pandemia, o medo de se contagiar e de perder entes e amigos queridos elevou a preocupação com questões relacionadas à saúde e bem-estar que seguirão sendo tendência para 2022.
  1. Sustentabilidade: além da saúde, a proteção do meio ambiente está no radar do consumidor, que dará cada vez mais  preferência a consumir de empresas que adotam boas práticas sustentáveis.

Dicas para lidar como o “novo consumidor”

Para ser competitivo, é preciso lidar com esses novos comportamentos do consumidor. Por essa razão, selecionamos algumas dicas:

  • Adote mais práticas sustentáveis: como citamos, o consumidor está de olho em empresas que adotam boas práticas sustentáveis. Portanto, na  produção, seja de uma roupa ou um item profissional, como uma luva de vaqueta, por exemplo, a incorporação de métodos e materiais de menor impacto ambiente é fundamental para atender as expectativas do consumidor;
  • Invista em tecnologias omnichannel: para melhorar a experiência do consumidor hiperconectado, é primordial aumentar e integrar os canais de atendimento;
  • Fortaleça a presença digital: valor e qualidade do produto ou serviço não são mais os únicos fatores para a decisão de compra, os consumidores prezam pelo relacionamento com as marcas. Por essa razão, a intensificação da presença digital é o meio para aprofundar a conexão;
  • Aposte em cibersegurança: as soluções tecnológicas de segurança vão ao encontro das necessidade de mais segurança e privacidade para os consumidores no ambiente online.

Esperamos que este conteúdo possa ter ajudado a compreender esse “novo consumidor”. Se gostou, compartilhe com amigos.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.