Já deve ter percebido que, quando queremos algo, é necessária uma estratégia. Quando uma plantação necessita de aditivos químicos, os especialistas analisam o produto, dimensionam a localidade de aplicação e definem, com base em estudos, se aquele produto pode ou não trazer efeitos adversos para os consumidores.
Mas qual a diferença entre marketing digital e e-commerce e como fazer para que essa combinação seja imbatível? Neste texto falaremos exatamente sobre isso. Então, se ficou curioso, continue com a gente!
Marketing e e-commerce
Já faz alguns anos que conhecemos o marketing como uma ferramenta de divulgação. E embora essa análise não esteja incorreta, ele é muito mais que isso. Com o crescimento do marketing digital como o aliado ideal para vendas, foi percebido que as táticas e estratégias eram criadas pelo setor responsável pela captação, fidelização de clientes e divulgação de produtos.
Ou seja, sua empresa faz projeto de climatização? Então busque no mercado já existente, traços e características de pessoas que procuram e consomem o que oferta. Depois, defina a persona interessada e os conteúdos que consomem na internet. Para finalizar, capte, atraia e crie estratégias para fidelizá-los.
Sendo assim, o marketing é o responsável por tudo que chame atenção e divulgue, positivamente, a imagem de sua empresa. O gestor pode se concentrar em treinar a equipe com táticas de gatilho, chamadas para ação em landing pages, email marketing e etc.
Já o e-commerce é toda transação feita por lojas online. As empresas, sejam de vendas ou de sistema de automação, notaram um crescimento abundante de pessoas que compram online, principalmente depois dos avanços da pandemia em 2020.
Com isso, os empresários buscaram estratégias de marketing para construir uma base de seguidores em suas redes sociais que, por sua vez, foram atraídos para o site de vendas dessa empresa.
Essa prática ficou tão em alta que muitos migraram 100% para as vendas digitais. O que fica perceptivo é o seguinte: as estratégias de marketing alavancam as vendas digitais, transformando essa dupla dinâmica numa necessidade em constante evolução.
Por que juntar e-commerce com marketing?
Embora já tenhamos mostrado alguns pontos positivos, existem outros motivos para que você use as táticas corretas para crescer no mundo digital. Os clientes têm ficado cada dia mais exigentes, pedindo mudanças nos layouts, otimização, táticas de SEO, conversão para mobile, links práticos, cadastro rápido e, claro, atendimento coerente com feedback responsivo.
Parece complicado? Realmente é, caso não aplique as táticas mencionadas no seu e-commerce. É primordial que entenda seu público para saber qual layout deve contratar.
Com dados conclusivos, o gestor pode analisar qual caminho do marketing seguir, para que sua receita do e-commerce não se restrinja somente ao site, mas também a todas as redes sociais envolvidas ali, além de contar com o feedback dos próprios interessados que, ao se identificarem, se fidelizam como compradores assíduos.
Faça reuniões constantes com os colaboradores para serem mais assertivos ao longo do processo.
Esperamos ter ajudado com essa postagem sobre Marketing e E-commerce, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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