Não existe nada melhor para uma empresa do que ter seus clientes totalmente satisfeitos, afinal, um consumidor contente com seus serviços tende a comprar mais vezes e se tornar um seguidor fiel do seu negócio, além disso, como diria o guru do marketing Philip Kotler “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. 

Afinal, se coloque no lugar do seu público, se você vai até uma empresa ou contrata um serviço, como um buffet para o seu aniversário, e percebe que aquele negócio está fazendo de tudo para agradar, a comida é de alta qualidade, atendimento atencioso e prestativo, tudo sendo feito conforme o contrato e até mesmo o balcão refrigerado inox está impecável, é claro que com tudo isso, você vai ficar satisfeito, e consequentemente, se tornar um fã daquela marca e até recomendar para amigos, familiares e etc. 

Porém, por mais que seja o sonho de muitas corporações deixarem seus clientes totalmente satisfeitos com seus serviços, essa é uma jornada que nem sempre é simples, afinal, existe alguma fórmula mágica para que isso aconteça?

No texto de hoje, nós iremos te mostrar de maneira detalhada, como manter os clientes satisfeitos de forma simples e eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

Conheça seus clientes e dê a eles o que realmente querem

O primeiro passo para deixar seus clientes satisfeitos, é dar a eles exatamente o que eles querem, o defeito de muitas empresas é justamente não conhecer o perfil do seu consumidor, e assim, não oferecer a eles os seus desejos, sonhos, e a resolução de suas dores. 

Pesquise sobre o seu consumidor, entenda mais sobre ele, saiba qual o seu perfil e entenda o que ele busca, isso vai te ajudar a personalizar ofertas, e entregar aos clientes, justamente aquilo que desejam, o que representa uma satisfação muito maior tendo em mãos, um produto que cumpra aquilo que ele buscava. 

Capriche e entregue o melhor atendimento possível

O atendimento é peça-chave quando falamos de satisfação dos clientes, isso porque, muitas pessoas levam mais em consideração a forma como são tratadas pelas empresas do que propriamente a qualidade de um produto ou até mesmo de um serviço. 

Mesmo que o conserto de bomba não tenha sido primoroso ou tenha demorado para ser feito, talvez um bom atendimento possa compensar tudo isso. Esteja presente em diferentes canais digitais, converse e tire todas as dúvidas do consumidor, esteja disponível 24 horas por dia com muita paciência e educação, lembre-se, é fundamental caprichar e fornecer o melhor atendimento possível. 

Saiba escutar e tenha empatia 

O cliente tem sempre a razão, essa é uma frase recorrente em estabelecimentos e importante para garantir a satisfação do público, procure escutar mais o seu público, monte um canal exclusivo para receber feedbacks e tenha um SAC 24 horas disposto a recepcionar críticas e sugestões. 

Dê a voz ao seus clientes e o mais importante, tenha empatia. Entenda o lado das pessoas, e procure solucionar problemas de forma consciente, com calma e efetividade, coloque sempre o consumidor no centro do seu negócio e procure ajudá-lo o máximo possível. 

O pós-venda também é importante

A jornada de compra sempre é importante em todas as suas etapas, desde a atração do cliente até a conversão do mesmo, porém, existe um detalhe que muitas vezes é esquecido ou deixado de lado, mas é o mais importante quando falamos de satisfação: o pós-venda. 

Muitas empresas capricham tanto durante todas as etapas do funil de vendas, que quando ocorre uma conversão simplesmente perdem o contato com o cliente, mas é claro que em termos de satisfação esse acaba sendo o pior cenário possível, e é exatamente aí que entra o pós-venda. 

Manter o contato com o público de forma constante mesmo após ter se tornado um cliente faz total diferença para a satisfação, isso indica que você valoriza a sua jornada e busca muito mais do que uma compra, aumentando a chance de fidelização e fazendo com que ele se sinta mais satisfeito e seguro após comprar sua bomba hidráulica

Invista no marketing de relacionamento

Por fim, o marketing de relacionamento, como o próprio nome já indica, trabalha em aprimorar a relação da sua empresa com o seu público, fornecendo uma experiência única e completa, que pode ser extremamente agradável. 

Investir nessa modalidade, consiste em usar redes sociais, blogs e e-mails para produzir e enviar o máximo de conteúdo com uma alta qualidade, o que ajuda a nutrir seus consumidores, e deixá-los cada vez mais satisfeitos e próximos da sua empresa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares o que achou sobre o conteúdo, até a próxima! 

Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes, tenho 42 anos. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Acredito que o meu negócio é meu futuro. Vi meu filho crescer bem de perto: estava com ele no primeiro passo, na primeira palavra, no primeiro "papai" dele. Te garanto que isso não tem preço. E com dedicação, você também pode ter a liberdade que tanto sonhou. Seja bem vindo!