A comunicação interna é importante para que qualquer organização funcione de forma eficaz e assertiva. Os funcionários devem sentir que podem dialogar facilmente com outros membros, bem como com a alta administração. 

Tudo porque, seja no ramo dos aditivos químicos, de agronomia ou qualquer outro, isso contribui para a produtividade e os resultados gerais. Quer entender melhor o tema? Então, continue com a gente!

Tornando as informações mais acessíveis

Cada organização tem seu próprio conjunto de informações que todos os funcionários entendem. Mesmo assim, pode-se levar algum tempo para aprender como a empresa faz as coisas, desde o protocolo para preparar documentos voltados para o cliente até outras práticas recomendadas. 

Pensando nisso, é correto afirmar que ajudar quem estiver com dificuldades trará rapidez e criará um ambiente propício para um diálogo mais horizontal.

Deixando a missão, a visão e os valores claros

Aproveite o tempo para explicar a missão, a visão e os valores da empresa, seja como parte do treinamento corporativo ou como um lembrete regular aos funcionários. Isso será tão fundamental quanto um multiplicador de torque para carros de alta performance. 

Quando os funcionários estão ‘falando a mesma língua’, serão capazes de se comunicar uns com os outros de forma clara e sem ruídos.

Fortalecendo as Conexões

A comunicação deve ser melhorada entre os membros da equipe e também entre os funcionários e seus gerentes. Certifique-se de abordar isso durante os treinamentos de gerenciamento. 

Os chefes que dedicam tempo para conhecer seus funcionários e que estão dispostos a ouvi-los, são mais bem quistos. Sendo assim, haverá o fortalecimento dessas conexões.

Criando um diálogo aberto

Mantenha os funcionários atualizados sobre as mudanças, o progresso e os planos futuros da empresa. Isso pode ser feito por meio de um boletim informativo impresso, em newsletteres ou em reuniões. 

Além disso, permita que eles se envolvam nessa discussão. Incentive perguntas e comentários e mostre que todas as ideias são bem-vindas. Quando sentem que, de fato, fazem parte dos rumos da empresa, essas pessoas ‘vestem a camisa’.

Incentive o compartilhamento de informações

Fornecer uma plataforma online para compartilhamento de conhecimento é como colocar os pontos positivos das suas estratégias em uma espécie de balança industrial e verificar o sucesso a curto e médio prazo. 

Ao ter a oportunidade de mostrar o que sabem, os funcionários ficarão ansiosos para continuar envolvidos nessa empreitada. Isso não apenas criará mais energia e propósito por trás da comunicação, mas o compartilhamento de informações valiosas será útil para os negócios.

Usando ferramentas de gerenciamento de projetos on-line

Existem muitos tipos de ferramentas online que podem ser usadas para facilitar a comunicação interna. Elas irão, além de tudo, acompanhar o progresso de um projeto para que todos saibam o que resta a ser feito. 

Embora a comunicação face a face seja sempre importante, sites, apps e outras opções online podem auxiliar nesse processo, economizando tempo e ajudando a documentar o trabalho.

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Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes, tenho 42 anos. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Acredito que o meu negócio é meu futuro. Vi meu filho crescer bem de perto: estava com ele no primeiro passo, na primeira palavra, no primeiro "papai" dele. Te garanto que isso não tem preço. E com dedicação, você também pode ter a liberdade que tanto sonhou. Seja bem vindo!