O sonho de todo vendedor é justamente conseguir vender mais, não só dele mas como de todo o setor comercial, de marketing e até mesmo o gestor de uma empresa, todos estão conectados através desse mesmo objetivo: fazer com que seu negócio consiga ter mais vendas de sua luva de vaqueta, por exemplo.
Para que isso aconteça, diversas estratégias diferentes são utilizadas, como promoções em datas sazonais e anúncios pagos nas redes sociais, mas se você quer impulsionar suas vendas de forma qualitativa e efetiva, existe uma técnica que vem fazendo cada vez mais sucesso: os gatilhos mentais.
Eles, que são muito utilizados em landing pages e até mesmo em campanhas de marketing digital, ajudam o usuário a despertar determinadas emoções que incentivam a compra, e aumentam consideravelmente, a chance de conversão.
No texto de hoje, vamos separar 4 gatilhos mentais que podem te ajudar a vender muito mais dentro do seu negócio, preparado para conhecê-los? Então vamos lá!
- Crie senso de urgência/ escassez
Um dos gatilhos mentais mais utilizados é justamente o de urgência, criar esse senso nas pessoas significa fazer com que elas sejam inclinadas a tomarem uma atitude, como se algo fosse acontecer caso aquilo não seja feito.
Um gatilho de urgência é fazer com que o usuário pense que não há muito tempo para que ele finalize sua tomada de decisão, para isso, adicionar uma data final para a venda de um produto especial embrulhado dentro de uma caixa de papelão, irá gerar essa sensação na pessoa. Coloque um cronômetro, dê um prazo final para aquilo, mostre que a decisão tem que ser rápida e crie esse senso de urgência.
Juntamente com ela, a escassez também é outro gatilho popular e extremamente funcional, ele já reflete que existem poucas unidades sobre determinado produto, ou que uma promoção só vai durar para os primeiros 30 clientes, criando um senso de escassez e também fazendo com que ele seja rápido em sua tomada de decisão.
Ambos podem ser combinados juntos, como “ nas próximas 12 horas, os 15 primeiros clientes terão 30% off”, uma ótima combinação para explorar os gatilhos mentais e impulsionar uma tomada de decisão rápida e assertiva.
- Use a prova social
Muitas pessoas ainda tem um pé atrás quando se trata de comprar produtos pela internet, então talvez tudo que elas precisem seja de um empurrãozinho para efetuar sua compra, a prova social auxilia justamente nisso, ela fornece para o público, casos reais de pessoas que compraram algo de sua empresa e aprovaram a compra.
Use números, crie infográficos, depoimentos e mostre que uma grande quantidade de pessoas esteve satisfeita com seus serviços na sua empresa embalagem plástica, isso vai trazer segurança e fazer com que cada vez mais pessoas se sintam confortáveis e inclinadas a comprarem seus produtos, afinal, se tantas pessoas gostaram e aprovaram, porque não experimentar?
- Utilize a reciprocidade
O gatilho de reciprocidade é um dos mais utilizados e sutis dentro do mercado, ele se baseia em sempre oferecer uma troca para que a pessoa sempre saia ganhando ainda mais, ele convence o usuário a comprar sempre oferecendo algo a mais.
Talvez um brinde, um press kit, ou algo considerado relevante pela pessoa, independente do que for, sempre é oferecido algo além da compra, fazendo com que, o usuário sinta ganhando em dobro e seja cada vez mais impulsionado a efetuar uma compra.
- Dor x prazer
Muito se fala das dores dos clientes dentro de uma jornada de compra, elas são nada mais do que aquele problema que o usuário tem e ele quer resolver mas não sabe ao certo como, e é exatamente aí que entra esse gatilho mental.
É preciso reforçar uma solução para essa dor e dar uma alternativa de prazer, relembrando seu problema e na sequência, já engatilhando uma alternativa para aquilo, como “cansado de pagar aluguel? Condições imperdíveis de financiamento sem entrada e sem juros”, esse é um dos exemplos onde você apresenta a dor e na sequência, já oferece a bonificação e o prazer para ela.
O que achou do texto de hoje? Acredita que agora irá conseguir utilizar os gatilhos mentais com mais efetividade? Comente abaixo o que achou e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado.
Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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