Quando alguém quer iniciar um empreendimento, logo pensa em milhares de impedimentos. Este processo é normal. Vou listar aqui algumas diferenças entre começar investindo tempo e dinheiro em um site para o seu negócio, ou investir em mídias sociais.
O assunto é complexo, não é possível resumir muito. Para efeito de argumentação, listei 3 características de cada um. Lembro que existem inúmeras que pendem os dois lados.
Existem muitos que defendem que ter um site, é mais seguro. As redes sociais são empresas, e como tal, elas podem deixar de existir de uma hora para outra. Já com um site, ele permanecerá ativo até que você resolva tirá-lo do ar.
É possível atrair muito mais pessoas através do Google, desde que o site esteja bem posicionado. E tudo depende da qualidade de conteúdo que você disponibiliza na internet.
Já as redes sociais são bastante utilizadas por muitos, todos os dias. É relativamente fácil atingir as pessoas com uma postagem, desde que o algoritmo entenda sua relevância.
É possível listar uma infinidade de motivos para um ou para outro. No entanto, o importante é começar — seja por qualquer um dos canais.
1. As pessoas buscam por soluções no Google
Normalmente as pessoas vão até o Google atrás de uma solução para um problema qualquer. Já faz parte da nossa realidade consultá-lo sempre que preciso. Desta forma, você pode aparecer para o seu futuro cliente, solucionando a dúvida que ele tem.
2. Um site será sempre seu, não importa o que aconteça
Imagine se você dedicar todo o seu tempo para alimentar uma determinada rede social com seu conteúdo. Você atraiu milhares de pessoas durante um tempo e conseguiu vender bastante. No entanto, toda rede social é uma empresa, ou seja, ela pode fechar as portas. Claro que não é fácil, mas o Orkut também foi uma gigante no começo dos anos 2000.
3. No Google você não precisa de seguidores
É possível atingir muito mais pessoas se você tiver bom conteúdo para oferecer. No google não é preciso “cativar” o seu público para que consuma o que você posta, é normal atrair muitas pessoas a partir da dor que você resolveu. Todos os dias você alcança bastante usuários ao invés de ficar entre os seus seguidores, ou quem pesquisa por hashtags.
4. É possível interagir com as pessoas em tempo real
Já nas redes sociais, é possível ter contato mais rápido com o seu público. Assim que você posta algo, as pessoas já interagem e dá para medir a “popularidade” do seu post em tempo real.
5. Pessoas que você conhece, ou que gostam do seu conteúdo podem te acompanhar
Assim como para o empreendedor é bom ter uma resposta rápida do seu público, é interessante para o cliente consumir o conteúdo de quem ele gosta. Desta forma as pessoas ficam mais informadas e não perdem nada sobre o seu negócio.
6. as Redes Sociais entregam pouco organicamente, mas anunciar é fácil
É muito pequeno o percentual de pessoas que te seguem e realmente recebem o que você posta. Há quem diga que somente 1 a 3% dos seus seguidores são alertados sobre as suas postagens. Sim, é muito pouca gente que você atinge normalmente. No entanto, fazer uma promoção e impulsionar seus posts é extremamente fácil e intuitivo.
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