Embora muitas indústrias ainda estejam dando os primeiros passos no que diz respeito aos seus esforços de marketing e vendas digitais, os benefícios potenciais são claros. O marketing digital pode ajudar a identificar novas oportunidades de clientes e melhorar as recomendações de produtos e alvos. 

No fim das contas, é como se utilizasse um multiplicador de torque para reforçar uma estrutura leve no que diz respeito aos ganhos e retenção de clientes. As ferramentas digitais podem fornecer insights sobre o mercado e isso permite, além de tudo, otimizar preços. 

O gerenciamento cuidadoso das interações digitais com os clientes por meio de sites, chatbots e outras ferramentas trará uma experiência sem igual, ao mesmo tempo, em que aumentará a eficiência, as vendas e o crescimento da receita. Ficou interessado sobre o tema e quer entender melhor? Então, está no lugar certo.

Como funciona um e-commerce industrial?

O número de clientes B2B que usam canais digitais de autoatendimento está aumentando ano após ano, principalmente depois da pandemia. Uma pesquisa recente mostrou que 60% dessas pessoas consideram as vendas remotas tão eficazes quanto as tradicionais. 

Mas apenas 13% das indústrias dizem que conseguem oferecer soluções digitais com seus recursos atuais, e apenas 10% oferecem ferramentas de autoatendimento automáticas on-line para fazer novos pedidos.

Esses números são um tanto preocupantes, mas totalmente possíveis de serem revertidos. Pois, assim como há um conserto de bomba, quando há desabastecimento, inundação, problemas em potabilidade e higienização da água, também podemos ver uma reviravolta se forem feitos investimentos em tecnologias como chatbot, escolha correta de hospedagem e domínio de sites, além de treinamentos para as equipes desses e-commerces industriais.

Quais produtos as empresas industriais devem oferecer online?

As empresas industriais tendem a ter amplos portfólios de produtos, com ofertas abrangendo muitas categorias. Ao selecionar suas ofertas, as indústrias devem ter em mente seus objetivos estratégicos gerais.

Os produtos prioritários que já estão recebendo atenção serão selecionados para inclusão em plataformas de comércio eletrônico devido à sua importância estratégica. Produtos padronizados também tendem a ser oferecidos, uma vez que os compradores de tais itens são menos propensos a exigir orientação durante o processo de compra. 

Mas esses fatores não são as únicas considerações. Por exemplo, produtos que exigem vendas consultivas, como um limpador enzimático (equipamentos indispensáveis para padarias, restaurantes, cafés e etc), contam com uma infinidade de modelos e configurações. 

Sendo assim, os clientes também podem ficar frustrados se comprarem um exemplar com base em sua descrição on-line apenas para descobrir que não atende às suas necessidades. Embora os mesmos problemas possam surgir com produtos de varejo ou bens de consumo, eles são muito mais comuns com ofertas industriais.

Se existir a possibilidade de criar um setor responsável pelo e-commerce, suas vantagens aumentaram consideravelmente. Tudo porque, como já dissemos anteriormente, não são todas as indústrias que têm essa mentalidade.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Seja bem vindo!