Fidelizar clientes é uma estratégia essencial que muitas empresas acabam negligenciando e focam em apenas buscar novos consumidores. 

No entanto, porque não criar uma parceria com quem já comprou, pelo menos uma vez, o seu produto ou serviço? As pessoas quando ficam satisfeitas com uma marca em geral, normalmente, voltam com mais frequência. 

Por isso, em paralelo à prospecção de novos clientes, coloque esforços para fidelizar aqueles que você já conquistou, como um comprador de bisnaga de plástico, por exemplo, pois é uma oportunidade de manter e até aumentar os lucros do seu negócio. 

Afinal, em momentos de crise no qual as empresas buscam sobrevivência, geralmente, são os clientes fidelizados que ajudarão a manter a sua marca viva.

Busque o feedback dos seus clientes

A melhor maneira de avaliar se o seu serviço e produto entregue estão adequados às expectativas do seu cliente, é ouvindo eles. As redes sociais, por exemplo, ajudam bastante para saber o que as pessoas estão falando da sua marca. 

Por isso, acompanhe os feedbacks e melhore a experiência do seu cliente na compra de um produto, Se você vende luva de vaqueta, por exemplo, inclua imagens de qualidade e informações relevantes e saiba a opinião do seus clientes. Assim, é possível ter um melhor relacionamento com ele e aplicar melhorias na plataforma para conquistar novos consumidores.

Faça um programa de fidelidade ou recompensa

O erro de muitas empresas é dar algo para o cliente que vai comprar pela primeira vez, mas esquecer de quem compra frequentemente. Por isso, surpreenda de vez em quando com um mimo ou desconto na próxima visita recompensando quem comprou recentemente. 

Inclusive, crie um programa para incentivar o consumidor a voltar mais vezes à sua loja online. Mas atenção para que a estratégia seja honesta e vantajosa para os clientes que já compram de você.

Invista em estratégias de conteúdo relevante

O relacionamento é algo valorizado, principalmente no mundo atual com muita tecnologia, o que pode distanciar as pessoas. Nesse sentido, a sua marca deve aproveitar dos meios digitais para criar ou indicar conteúdos relevantes para o seu cliente, assim, não é necessário convidá-lo o tempo todo para fazer compras. 

Invista em conteúdos que ensinam a usar o produto ou as vantagens de um serviço como a demolição controlada, por exemplo, ou em outro tema relacionado ao interesse do cliente.

Melhore a qualidade do atendimento

Para garantir que os esforços de fidelizar clientes terão sucesso, não deixe de investir em melhorias para atendê-los. Sendo assim, invista em profissionais qualificados, que tenham bom relacionamento interpessoal e evite a demora nos atendimentos. 

Por fim, não desista de ajudar o seu consumidor até que o problema dele seja resolvido.

Fortaleça a identidade da marca

A identidade da marca é o que fará as pessoas a reconhecerem em qualquer lugar com facilidade. Para fidelizar o seu cliente, não dá para mudar a sua imagem de repente e com frequência. 

As pessoas precisam criar familiaridade com a sua marca, portanto tenha um logo, cores, mensagem e etc., que transmitam o valor da empresa e que fale com o público.

Portanto, uma marca que pretende fidelizar clientes precisa, antes de tudo, garantir um bom posicionamento no mercado. 

A empresa que consegue passar claramente a sua missão e valores, têm mais facilidade para criar um bom relacionamento com os consumidores e incentivar a identificação do público com o seu produto e serviço. Em uma comunicação bem-feita, os esforços para fidelizar podem diminuir, afinal isso acontecerá naturalmente.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Seja bem vindo!