4 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Abrir um e-Commerce

4 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Abrir um e-Commerce

Com o surgimento e o fortalecimento dos negócios online, muitas empresas de diversos portes e segmentos agregaram ainda mais valor aos seus produtos e serviços utilizando as ferramentas que a internet oferece. Uma delas é o comércio eletrônico.

O e-commerce é um canal excelente para vender muitos tipos de produtos e, por isso, é visto como uma alternativa para alavancar seus rendimentos a cada mês. Entre os grandes diferenciais das vendas online está a conveniência e o preço competitivo. 

Se você enxerga nas lojas virtuais uma possibilidade de complementar a sua renda e de construir uma empresa que possa alcançar o sucesso, vá em frente! Aqui mostraremos 4 passos infalíveis para montar seu negócio online. 

Como ganhar dinheiro pela internet?

Muitas pessoas que decidem abrir um comércio eletrônico estão em um momento difícil no que diz respeito às finanças. Algumas perderam o emprego, enquanto outras se deparam com um trabalho que está longe de realizá-las. Assim, o e-commerce surge como uma possibilidade de reconstruir a vida e de conquistar liberdade de horários e de dinheiro.

Mas como ganhar dinheiro pela internet? A resposta é simples: trabalhando com vendas! 

O comércio eletrônico permite que o empreendedor venda produtos para um público-alvo determinado, como um amplificador de som, por exemplo, e recebe as encomendas pelos correios ou por transportadoras.

Parece complicado? Continue lendo que explicaremos todos os detalhes sobre como abrir um e-commerce. Você verá que na prática não é tão difícil quanto parece!

Mas o que é um e-commerce?

O e-commerce nada mais é do que um canal de vendas de produtos, como uma bisnaga de plástico, por exemplo, ou de serviços pela internet. 

Ou seja, toda a apresentação, negociação e venda é realizada de forma online, sem que haja a necessidade de o consumidor sair de casa para isso. Da mesma forma, o pagamento é realizado online, e o produto é enviado para o endereço do consumidor. 

Essa modalidade de vendas começou na década de 1990, mas apenas após a virada de século é que passou a se popularizar no Brasil. Atualmente, muitos consumidores preferem comprar pela internet, já que podem pesquisar os produtos e os preços com conveniência, sem precisar sair de casa.

Como funciona o e-commerce?

Em muitos pontos, a estrutura de um comércio eletrônico pode ser comparada a de uma loja física. Enquanto uma loja de rua tem o seu endereço definido, uma loja online tem a sua URL, que nada mais é do que o código que dá acesso à loja. 

Neste ponto de vendas digital, o comerciante cria uma vitrine, onde faz o cadastro de todos os produtos que vende, como um compressor parafuso, por exemplo. 

Quanto mais fotografias e descrições dos produtos, maiores são as chances de os clientes se interessarem, já que isso funciona como o atendimento que em uma loja física é prestado de forma presencial. 

No caso de dúvidas, os clientes do e-commerce têm a possibilidade de entrar em contato com a loja antes de finalizar a compra.

Assim têm certeza de que estão diante do item que precisam. Para concluir a transação, devem pagar pelo produto. Isso em geral é feito com cartão de crédito ou com o pagamento de um boleto bancário. Em poucos dias, o produto escolhido chegará no endereço fornecido pelo cliente. 

É necessário ter loja física para abrir um e-commerce?

Essa é uma dúvida muito recorrente por quem quer começar a trabalhar com vendas online. Não é necessário ter uma loja física para abrir um comércio eletrônico, da mesma forma como não é essencial ter um e-commerce para abrir uma loja de rua. 

Embora em muitos casos, as duas modalidades possam funcionar de forma complementar, isso não é regra.

Uma loja virtual pode ser planejada absolutamente do zero, sem que o seu gestor tenha experiência com vendas. No entanto, para garantir que estará construindo um bom negócio, é recomendado que estude sobre o mercado online, para que possa conduzir a abertura da sua loja da melhor forma possível.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.