Pense o seguinte: Você está executando uma grande mudança processual em sua empresa de bomba hidráulica. Após enviar atualizações por e-mail e se reunir com as principais partes interessadas, finalmente está pronto para lançar seu plano.
No dia seguinte à mudança, recebe mensagens dos colaboradores, que estão furiosos por não saberem disso. Esta é uma experiência frustrante, mas muito comum. Para mudar este padrão, deve-se ter cuidado e planejamento com as comunicações de clientes, parceiros e funcionários.
Ainda assim, projetar ou reformular esse diálogo interno pode ser assustador. É por isso que criamos este texto e lhe daremos dicas pertinentes sobre o tema. Então, continue conosco!
Por que você precisa repensar seus planos de comunicação interna?
A comunicação eficaz no local de trabalho é tão importante quanto um umidificador industrial para o ramo industrial. À medida que mais empresas optam pelo trabalho remoto, fica claro que os ambientes corporativos não retornarão às normas pré-pandemia. Então, faça o seguinte:
1- Avalie sua estratégia de comunicação interna atual
Você provavelmente já possui alguns processos de comunicação interna, não é mesmo? Mas está na hora de avaliar o que está funcionando. Algumas das coisas que deve abordar imediatamente incluem:
- Seu desempenho atual: quão eficaz é sua estratégia atual? Quais são seus pontos fortes e fracos? Quem está envolvido na elaboração e execução do seu plano e quem pode ser adicionado para melhorá-lo?;
- Onde estará eventualmente: Quais são suas metas para seu programa de comunicação interna? Quem é o seu público? As respostas a essas perguntas nortearão este novo cenário;
- Como planeja chegar lá: O que será necessário para atingir seus objetivos (em termos de recursos, orçamento ou ferramentas)? Que tipo de conteúdo estará diante de sua equipe?;
- Quanto tempo levará esse processo: qual é a diferença entre quanto tempo deve levar e um cronograma realista para sua equipe?.
2- Defina metas e prazos realistas
Sua nova estratégia de comunicação interna não transformará as experiências dos funcionários muito rapidamente. Essas coisas levam tempo, por isso, é importante manter seus objetivos realistas.
Uma maneira de definí-las é observando onde o impacto imediato será visto. Envie uma pesquisa para entender melhor o que os funcionários desejam desta rotina e coloque esses padrões numa espécie de balança industrial para equilibrar as informações.
3- Identifique suas métricas para acompanhar o sucesso
Sua estratégia de comunicação interna pode e deve ser mensurável. Para isso, você precisa escolher as principais métricas, pois elas lhe mostrarão se houve sucesso ou fracasso neste caminho.
Com isso, os gestores determinarão se os colaboradores usam os recursos que estão sendo fornecidos. Isso significa que pode aprender sobre quais áreas precisam de mais atenção e o que pode ser ignorado.
Por exemplo, você pode descobrir que sua equipe prefere um canal em vez de outro, ou que certos departamentos prestam mais atenção aos temas das reuniões do que o setor administrativo.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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