A Black Friday se aproxima. Essa, sem dúvida, é a data mais importante para os comerciantes que já estão se preparando para aumentar o número de vendas.
Como a demanda de produtos diferenciados é grande, empreendedores estão aproveitando para soltar promoções de produtos mais antigos parados em estoque, como luva de vaqueta, e outros mais específicos.
Porém, é também uma época para se pensar em fidelizar clientes. Por que? E quais táticas usar para conseguir fazer isso na Black Friday?
Isso é o que veremos nesse texto, onde vamos entender o que seria fidelização de clientes e dicas para conseguir fazer isso nesse período.
O que é a Black Friday?
A Black Friday veio de um evento não muito favorável para o mercado financeiro. Mas foi a partir de 1869 que ela ficou em evidência.
Anos depois, a data virou sinônimo de economia. Muito conhecida nos Estados Unidos, o dia 26 de novembro tem o intuito de preços baixos e queima de estoque.
Tradicionalmente, os americanos fazem filas enormes após o dia de ação de graças. Essa atitude virou mania no mundo todo.
Hoje esta festividade é feita com comércios abertos por 24 horas, aumentando o consumo até mesmo de caixa de papelão.
Já no e-commerce, os empresários tendem a manter o público curioso com anúncios de queima de estoque para que possa garantir a visita ao site no dia do evento.
O que é fidelização de clientes?
Mesmo fora da época mais quente do comércio, há a necessidade de se ter uma cultura de fidelização de seus clientes.
Mas o que seria isso? Primeiro, vamos diferenciar o processo de cartão fidelidade e fidelização de clientela.
A conduta de cartão de fidelização, deixa claro que a pessoa ganha, a cada 10 compras, um produto que ela pode utilizar em restaurantes e afins.
Já a fidelização, preza pela experiência do da pessoa ao acessar seu site. Imagine que tenha um estabelecimento como um shopping, por exemplo.
Iria querer que seus usuários voltassem, certo? Com certeza ia deixar atendentes nos pisos para ajudar os que têm algum tipo de dificuldade.
Também iria dispor de seguranças e locais aconchegantes e, para melhor locomoção, iriam de um andar para o outro pelo elevador social e não pelo elevador de carga.
Pois bem! Com sua loja é a mesma coisa, trazer uma otimização para seu site, criar um ambiente receptivo, deixar seu cliente seguro e bem recepcionado é primordial.
Após a compra, o empreendedor pode mandar e-mails em datas comemorativas e sempre enviar novas promoções.
Dicas para fidelizar clientes na Black Friday
Como muitas empresas querem uma fatia dos lucros da Black Friday, é seu papel ter um diferencial.
Crie um setor de credibilidade
Embora realmente existam descontos absurdos nesse período, muitos usam uma falsa promoção, aumentando os valores antes da Black e deixando no preço normal durante.
Seja o diferencial, mostre como sua empresa pode ser correta. Deixe todos os valores em algum setor do seu site, onde os usuários possam acompanhar os descontos e evoluções.
Fique atento ao pós-venda
A estratégia aqui é a mesma, manter um contato mais íntimo com seus clientes.
Crie um vínculo com quem já comprou em sua empresa, agradecendo e deixando sempre promoções e produtos novos na lista de desejos dele.
Estar sempre na visibilidade do cliente deixa sua empresa com a imagem de autoridade. Dessa forma poderá fidelizar seus clientes.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, e caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Sobre o Autor