prospeccao de clientes

Prospecção: tudo o que você precisa saber para captar clientes

Imagine que você tenha uma empresa de instalação de aterramento. Como chamaria clientes para consumir seu produto?

Seria uma relação de clientes empresa, ou de empresa para empresa? Como funciona a captação de clientes no mercado digital?

Essas são dúvidas recorrentes, devido a crescente procura do mercado digital.

Neste texto vamos ver práticas de prospecção ativas que ajudam na captação de clientes. Portanto, se pretende vender mais ou ser conhecido no mercado, continue a leitura até o fim deste conteúdo.

O que é prospecção?

Prospecção, em sua essência, é pesquisar. Já na sua empresa é o setor que tem como função contatar e atrair mais clientes.

Por meio de pesquisas de campo e público-alvo, entender as tendências para não ofertar algo distinto. Pois imagine oferecer usinagem de precisão para um montador de móveis.

Esse setor é muito importante pois, sem ele, fica difícil mapear o caminho de inbound marketing que deseja aplicar. Fora isso, deixa mais complicado o seu contato e a sua comunicação.

Muitas empresas tendem a fazer isso via e-mail,  tática chamada de e-mail marketing. Mas isso pode variar muito hoje em dia, tendo nos smartphones, aplicativos como Whatsapp suas maiores ferramentas.

Quero prospectar mas não faço ideia de como começar

Agora que já sabemos o que é prospecção, percebemos sua importância para a empresa. De fato, sem ela as coisas podem desbalancear um pouco.

Entenda que os exemplos acima não são apenas para quem está começando. Afinal, vendas não se resumem somente em intuição e bom discurso.

Sempre há a necessidade de fazermos pesquisas de campo (atuação de outras empresas) e de público-alvo (como clientes ou outras empresas estão comprando).

Se a sua empresa fornece serviços de galvanização a fogo, por exemplo, tenha certeza de que outros também estão ofertando esse serviço para o mesmo nicho. Abaixo, veremos dicas de como prospectar clientes.

Prospecção de clientes ativos

Você deve saber de quais clientes estamos falando. São aqueles que estamos conversando a alguns dias, com grande chance de compra.

Esses clientes já estão sendo prospectados. Então a dica é,  oferte uma última vez com uma oportunidade de negócio não oferecida antes.

Não irrite seus leads com chamadas diárias, conversar abertamente sobre valores de concorrentes e mostrar os benefícios de fechar com sua empresa, são estratégias de autoridade.

Seja consistente

O grande defeito de alguns vendedores é querer evitar o trabalho duro. Por isso, muitos fazem uma hora de prospecção, quando deveriam estabelecer um cronograma de até 4 horas diárias.

Outro erro é manter a prospecção até conseguir um número de clientes ativos tão grande que não dá mais conta de prospectar.

Isso diminui a consistência de suas postagens e de sua busca e pesquisa de campo, te deixando apagado para aqueles que não viram nada de seu negócio no tempo em que não esteve presente.

Escolha atividades de prospecção ativa

Atividades como telefonemas, e-mails e visitas a clientes, são exemplos de prospecção ativa.

Embora existam os conceitos ativos e passivos da prospecção, sempre opte por estar ativo.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.