Estamos cada vez mais inseridos dentro do mundo digital, e isso faz com que alguns costumes mudem completamente, um deles é justamente o hábito de consumo, as vendas na internet aumentaram cerca de 67% só em 2021, e esse número promete crescer ainda mais nos próximos anos.
Isso faz com que grande parte dos empreendedores físicos migrem o seu comércio para o mundo digital, assim como muitos novos gestores abram sua própria loja virtual, vendendo luva de vaqueta ou qualquer outro produto, com muito mais facilidade do que no comércio físico.
Todo esse crescimento e interesse por parte das pessoas, faz o mercado digital se popularizar cada vez mais, então para que você fique antenado nas novidades deste segmento, ou caso você queira entrar dentro dessa área, separamos um texto completo com tudo o que você precisa saber para vender na internet, então continue lendo para não perder nenhum detalhe.
Como começar a vender pela internet?
Se você deseja migrar o seu negócio físico para o mundo digital ou abrir um e-commerce, é preciso saber de algumas coisas e seguir algumas etapas antes de começar, então separamos um pequeno passo a passo que vai te auxiliar na hora de começar e vender pela internet.
Defina seu modelo de negócio e o seu nicho de mercado
A primeira coisa que você deve saber ao começar vender pela internet, é saber qual será o seu modelo de negócio e o seu nicho de mercado.
- Você vai atender a uma demanda B2B? B2C? C2C?
- Qual seu investimento inicial?
- Qual a forma de abordagem do seu negócio?
- Quais seus objetivos?
- Como irá funcionar sua loja virtual?
Tudo isso deve ser definido antes de qualquer coisa.
Além disso, é preciso ver qual será o seu nicho de atuação dentro do mercado, você vai atuar com que tipo de produto? Venderá algo mais comum como camisetas ou irá vender um exaustor centrífugo? Analise as tendências, veja algo que você tenha intimidade e saiba exatamente qual o segmento que você irá atuar.
Conheça seu público, concorrentes e nomeie sua marca
Definindo seu modelo de negócios e o seu nicho de mercado, é hora de estudar para conhecer seu público e seus concorrentes. Comece pesquisando sobre os interesses do seu público-alvo e encontre pessoas que possam ser potenciais compradores de seu negócio.
Quanto melhor você conhecer seus clientes ou futuros clientes, mais fácil fica montar campanhas e estratégias de vendas. Depois, comece a pesquisar sobre seus concorrentes de mercado, saiba como eles atuam, quais são seus canais de venda, onde eles estão presentes na internet, o preço de seus produtos, entre outras coisas.
Por fim, comece a pensar no branding de seu negócio, pense no nome e no design de sua marca, algo que corresponda com o mercado que você está inserido ao mesmo tempo que é novo e combine com o mundo digital.
Precifique seus produtos e determine os canais de vendas
Você já analisou a concorrência e seu público, então já deve ter uma noção do preço em que você deve estabelecer de seus produtos dentro do mercado, busque uma precificação que possa se destacar dentro do mercado e fazer com que seu produto seja bem visto pelas pessoas.
Também é fundamental definir qual será o canal de venda onde você irá atuar, no mundo online existem diversas formas de vender produtos, você vai abrir um e-commerce padrão e vender através de um site? Ou prefere usar as redes sociais? Ou talvez migrar para o marketplace? Veja qual o melhor canal que se encaixa com seu perfil.
Escolha os meios de pagamento e organize a logística
Se tem uma coisa que as pessoas valorizam nas compras online são as várias opções na hora de efetuar o pagamento, então é preciso que você forneça essas opções para seus clientes, busque dar o maior número de possibilidades para que o público escolhe como pagar seus produtos, seja no Pix, transferência, crédito, débito, boleto, Picpay, entre outros.
A logística também é outro fator de interesse em uma loja virtual, afinal, a entrega deve ser realizada de forma rápida, cumprindo o prazo e de forma efetiva. Então feche parceria com uma boa transportadora e um bom fornecedor, tente sempre ter disponível em seu estoque variedades e opções para vender os produtos divulgados.
Além disso, cuide de toda parte de transportes para que o produto chegue bem embalado em uma caixa de papelão, de maneira rápida, prática e segura, sem nenhum contratempo ou qualquer tipo de eventualidade.
Faça a divulgação e separe um suporte para o atendimento
Agora que todo o planejamento está completo, é hora de colocar a mão na massa, fazer o anúncio de inauguração de sua loja virtual e a divulgação nas redes sociais do seu novo empreendimento, invista pesado no marketing para que você consiga começar com uma boa base de clientes.
Separe um suporte para o atendimento e busque também, investir nessa área, pois as pessoas buscam respostas em tempo real, quase que automáticas. Então, invista em chatbots ou monte uma equipe só para realizar o atendimento do público.
Agora que você já sabe o passo a passo, que tal começar a vender pela internet? Conte para gente nos comentários o que achou do texto, e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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