sucesso em vendas

Por que a organização é fundamental para ter sucesso em vendas?

Organização, embora muitos saibam o que é, quantos aplicam em seu ambiente de trabalho para potencializar os números de vendas?

Em uma empresa de compressor parafuso, por exemplo, cada passo deve ser dado de maneira organizada, pois se uma peça sair errada ou no momento incorreto, toda uma linha pode se prejudicar.

Neste texto, vamos ver conceitos de organização e como isso pode ser produtivo para seu ambiente de trabalho, aumentando seus números de vendas. Continue a leitura e confira!

Quais os pontos negativos de não ser organizado?

Mesmo antes da pandemia do coronavírus (Covid-19), esse assunto já era abordado com frequência. Porém, o home office provou que ser atento e manter as coisas em ordem é benéfico. Para entendermos melhor façamos uma analogia.

Imaginem que em nossa casa deixamos tudo em uma caixa de papelão. Sentiria alguma dificuldade para achar peças de roupa? Ou preparar um café da manhã? 

Funções simples começam a ficar mais complicadas quando deixamos as coisas desorganizadas. Outro exemplo prático é a preparação de um bolo.

Como começamos o processo? Bom, na maioria das vezes untando uma forma, deixando os ingredientes por perto para se transformarem na massa.

Onde queremos chegar? Simples, em tudo que fazemos, precisamos de organização para termos mais eficácia. Os efeitos de não ter um ambiente organizado são:

  • Falta de concentração – uma mesa de trabalho cheia de elementos visuais, poluindo a atenção de seu funcionário pode causar falta de concentração;
  • Estresse –  a não conclusão de um projeto, ou metas não alcançadas são em sua grande maioria o causador de estresse no serviço;
  • Cansaço – tanto mental como visual, o cansaço vem da desconcentração. Pense como os itens acima são desestimulantes.

Precisamos agir como se tivéssemos uma chave de nível, sempre alertando o que e como fazer.

Sabendo os efeitos negativos fica claro que ter organização é importante para a produtividade e libera enzimas benéficas para o seu bem-estar profissional e pessoal. 

Organização para vendas  

Agora que entendemos a negatividade de não ser organizado, como podemos trazer isso para o setor de vendas?

Separamos alguns passos importantes que você pode começar a dar para mudar sua postura e conseguir resultados.

Reúna seu pessoal 

Lembra-se do exemplo do bolo? Pois bem! Todos os dias é importante para o empreendedor se reunir com sua equipe de vendas.

Por que? Dessa forma os planos podem ser repassados, às metas traçadas e pontos negativos podem ser estudados para que melhorem.

A comunicação direta também facilita o relacionamento entre funcionário e a empresa. Dessa forma qualquer complicação que o colaborador tenha com as metas, fica exposta e pode ser sanada.

Organize seu material de trabalho

Vamos começar pelo óbvio, cada item tem de ter seu lugar. Reserve espaços em gavetas e armários para conseguir guardar tudo que não terá utilidade naquela tarefa específica.

O mesmo vale para documentos digitais, exclua os que não são mais usados ou arquive-os em pastas separadas.

Organize arquivos

Os arquivos de uma empresa tem de estar em ordem. Documentos como:

  • Ordem de serviço;
  • Pedido de vendas;
  • Controle de estoque;
  • Pedido de reposição;
  • Controle de entrega;
  • Controle de marketing.

Todos são setores relacionados a vendas e precisam da organização do gestor.

Obviamente, como falamos de diversas áreas da empresa, os setores precisam se comunicar, mostrando mais uma vez a importância da comunicação.

Ferramenta 5s

Essa tática era usada no Japão para denominar ações de guerra, hoje é utilizada na organização de itens de trabalho.

São elas:

  • Classificar que envolve determinar o que realmente precisa estar em seu ambiente de trabalho;
  • Organizar que consiste em entender onde cada coisa precisa ficar para facilitar seu trabalho;
  • Limpar é para manter o ambiente claro, limpo de fato, sem papéis espalhados ou amassados;
  • Padronizar diz respeito a manter o que foi feito um dia, ativo todos os dias;
  • Manter o que já foi feito.

Seguindo essas dicas você terá um negócio mais organizado, trazendo bons resultados para o seu dia a dia.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.