Você está pensando em como planejar site, para criar o site profissional para sua empresa?
Saiba que todas as marcas de sucesso têm um site próprio!
Aliás é o ponto de partida para qualquer estratégia de marketing digital.
Portanto, mesmo que sua empresa ainda seja pequena, uma estratégia de marketing e um site próprio são fundamentais para o crescimento do seu negócio.
Mas para isso é fundamental fazer um planejamento.
Um site profissional, bem planejado, vai ajudar você a ter mais credibilidade com seus clientes fidelizados e futuros clientes.
Além do mais, mesmo que seu negócio seja local e você não faça a vendas pela internet.
Atualmente a maioria das pessoas pesquisa antes de adquirir um produto ou serviço.
E muitas vezes elas pesquisam na internet, soluções próximas de onde estão, para poder resolver seus problemas.
É importante fazer um planejamento de site e ter uma boa página na internet.
Continue a leitura deste texto até o final e saiba tudo que você precisa para ter um site profissional!
Seu site será uma ferramenta de vendas!
Isso mesmo, um bom site será uma ferramenta online para aumentar seu faturamento!
Por isso, saiba que um site somente com endereço, telefone e mapa, não passa a imagem de um site profissional.
Então é fundamental que o contato com seu possível cliente seja de maneira frequente e atualizada.
Se você quer ter um site para sua empresa, entenda que de maneira alguma você deve deixar a página online e pensar que tudo está tudo resolvido!
O site é mais que uma ferramenta de apoio, para que as pessoas achem seu endereço e telefone.
Ele pode e deve ser uma ferramenta de vendas e promoção da sua marca, produto ou serviço!
Com o aumento do uso da internet e com a importância que ela tem nossas vidas, ela se tornou o melhor lugar para expandir seu negócio.
Quando falamos em venda e lucratividade, normalmente os empreendedores começam a prestar atenção no poder que a internet tem.
Por isso, para ajudar você a ter um site profissional, vamos falar um pouco sobre como planejar um site.
Veja abaixo quis são os passos principais:
Determine a funcionalidade
Se você estiver fazendo um site para sua empresa ou para você provavelmente já sabe o que espera dessa página.
No entanto, se tiver fazendo uma página para outras pessoas, você precisa descobrir exatamente o que o cliente espera do site.
Esse processo pode ser um pouco desgastante, principalmente em empresas maiores onde há mais pessoas envolvidas nessa decisão.
Veja abaixo algumas perguntas importantes que você precisa fazer para determinar a funcionalidade do site:
- É preciso ter espaço para comentários dos usuários?
- Como serão as imagens dos produtos ou serviços?
- Os usuários poderão criar contas?
- O site será “linkado” com blog, terá artigos para falar mais sobre a empresa?
- Como será a imagem da sua loja na internet?
Você vai apresentar diversos produtos em seguida ou vai separá-los por abas e categorias?
Saiba que é importante pensar bastante na funcionalidade e no que você deseja do site, pois tudo que foi definido aqui vai impactar no resultado final.
Vamos para o próximo passo o passo?
Crie um diagrama de mapa do site
Esse diagrama de fluxo pode ser criado em um quadro ou até mesmo em uma folha.
Aqui você vai determinar como usuários vão navegar pela sua página.
Pense como cada página estará conectada a outra e como os usuários navegaram de um lugar para outro.
Também é importante que você faça um esboço da página.
Para fazer isso você vai usar o quadro colocando marcador de página adesivo ou até mesmo um papel ou cartolina.
Comece a definir a navegação pela “Home Page” e em seguida vamos mostrando os produtos ou os serviços e como eles funcionam.
Essa estrutura será determinada por você como um mapa da página!
Faça uma relação de conteúdo
Aqui você pode usar um papel ou até mesmo a planilha do Excel, mas faça uma espécie de inventário do conteúdo.
Você vai colocar cada uma das partes do conteúdo que deseja em uma planilha ou lista.
O propósito é usar essa lista para verificar o que é necessário no site, o que vai ficar e cortar os excessos para simplificar o processo de criação.
Isso também vai ajudar você não esquecer o que é importante.
Transforme meu conceito em um site
Aqui é bom que você pense no estilo e design que você dará para o seu site.
É importante pensar como será o menu de navegação, o cabeçalho ou rodapé e o visual do seu site.
Não se preocupe muito com detalhes, mas faça um esboço que isso é importante para escolher todo layout.
Em seguida, você deve escolher como vai montar o seu site e criar esse layout básico.
Para isso, você pode aprender HTML, optar plataformas que entregam layouts pré-prontos, ou pagar uma empresa que crie o site para você!
Faça um site profissional e responsivo!
Passo-a-passo para elaborar um site:
Claro que você percebeu que fazer um site não é tão simples quanto parece, não é?
Mas a presença de uma empresa no mundo digital e uma estratégia de marketing digital com foco em resultados é fundamental!
E acredite, esses resultados aparecem se o site for bem trabalhado e com estratégia de marketing digital direcionada.
Na prática:
Faça um esboço da estrutura de seu site.
Geralmente um site é dividido em Header, Body e Footer. Traduzindo: Cabeçalho, corpo e rodapé. Desta forma Você definirá como será a aparência de cada setor do seu site. Geralmente estes passos são feitos em programas de edição de imagens, ou até mesmo em um papel. O que importa é você definir como sua identidade visual se relacionará com o site.
Cuide das cores, fontes e head tags (títulos h1, h2, h3, h4).
Quando você desenha uma logo, ela tem um manual de aplicação da marca. Este manual te mostra como aplicar a logo, suas cores, as fontes e é de fundamental importância para que você consiga harmonizar bem o seu site.Pense em como o conteúdo da Home e das demais páginas será distribuído.
A página tem várias áreas com conteúdo, desde imagens até texto. A forma como este conteúdo será alocado no site é muito importante para a usabilidade e experiência do usuário.
Defina como serão alocados os botões de Call to Action, Formulários e Integrações com Redes Sociais.
Caso você só tenha uma página, geralmente é chamada de Landing Page, pense em como seus clientes vão interagir com sua empresa. Como eles poderão tirar dúvidas com vocês, e o mais importante, como eles vão comprar algo em seu site.Edite as imagens.
Imagens são muito importantes para o layout do seu site. Boas apresentações, imagens profissionais e com alta qualidade de imagem e até informação, garantirão o sucesso da experiência do seu usuário. Lembre-se, só utilize imagens com licença de uso. A utilização de imagens de terceiros sem autorização é crime.Escolha um bom CMS.
Geralmente os sites são desenvolvidos em WordPress. Tanto pela facilidade de trabalho como por ser de código aberto. Você mesmo pode customizar da forma que achar melhor, e o melhor disto, pode comprar um tema já pré formatado e economizar tempo e dinheiro com desenvolvimento.Não se esqueça do Google…
Portanto, se você deseja ter um site, deve pensar que ele precisa ser encontrado no Google.Também é fundamental ter autoridade no mercado.
Na verdade, esta autoridade é alcançada por meio de estratégia interessante de produção de conteúdo especializado.
Sem se esquecer de se relacionar com seu público-alvo.
Uma Estratégia de Marketing com ótimos resultados é o Inbound Marketing.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound é uma forma de gerar autoridade na internet sobre o que você posta.
Vale a pena conferir nosso artigo que trata desta técnica com um pouco mais de profundidade.
Então, para seu site cumprir todos esses fatores, ele exige empenho e dedicação.
Mas em contrapartida, ele vai expandir o seu negócio e vender seus produtos.
Portanto, o melhor de tudo que isso sairá por um preço bem abaixo do que seria contratar um vendedor.
Entretanto, para que seu site ajude você a vender mais e ampliar o seu empreendimento é necessário que ele seja responsivo.
Responsivo quer dizer um site que funciona bem, de maneira rápida e prática em qualquer situação, seja em celular ou computador.
Para planejar site você pode optar pelas seguintes maneiras:
- Os sistemas gratuitos da internet como WordPress a vantagem que você necessita de pouco ou nenhum conhecimento técnico;
- Contratar uma agência que vai estudar sua empresa, seu público e os concorrentes e oferecer a melhor situação disponível para você. A vantagem é ter um site profissional, com planejamento de site e tudo funcionando!
Contudo, não podemos deixar de mencionar que, ter um site não quer dizer bons resultados para seu rankeamento.
O que pode, e deve, ajudar muito a chamar a atenção das pessoas e gerar interesse em seu site é o SEO (temos um artigo sobre isto aqui) e um bom conteúdo.
Como citei antes, o SEO (em português Otimização de Mecanismos de Busca) é parte do Inbound.
Entretando, geralmente é dado como ponto tão fundamental para a internet que o tratamos geralmente separado.
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