Já deve ter percebido que todos ao seu redor, em algum momento, usam o celular para alguma atividade.
Sim, o celular tem sido uma ferramenta muito útil para todos, tanto para entretenimento, quanto para compra de produtos comopote biodegradável, por exemplo.
O mercado digital tem investido em conceitos que inserem os usuários de mobiles no curso das rotas de compradores. Neste texto, veremos o que é Mobile First e qual a importância desse conceito no mercado digital.
O que é Mobile First?
O conceito de mobile first tem como objetivo a criação de projetos que priorizam a melhor experiência em dispositivos móveis. Desde 2014, os smartphones tem se consolidado como a maior tela dos consumidores.
Estudos realizados indicam que os brasileiros passam, em média, 149 minutos em frente a tela do celular.
Outras pesquisas mostram que os consumidores têm efetuado suas compras usando mobiles. O número é 70% maior do que os que utilizam desktops.
O Mobile First nasceu da necessidade de atender esse público que tem como sua principal característica a praticidade e a agilidade em resolver seus problemas.
Há, aqui, adaptações em sites com modelo desktop para formato smartphones. Ou seja, o empresário de elevador de carga, por exemplo, cria o próprio endereço pensando em mobiles, para depois pensar no desktop.
Afinal, seria improdutivo pensar de outra forma, pois se as pessoas, estatisticamente, estão mais tempo no celular, acabam procurando compras e acessos por seus smartphones.
Qual a vantagem de utilizar o Mobile First?
Ao pensarmos no mercado, temos o ambiente digital como primeira opção de muitos empresários. O empreendedor que já possui uma loja física sabe que o caminho é migrar para o setor digital ou, então, perderá público.
Seria incoerente não adaptarmos nosso site para atender o maior número do público que consome o produto ofertado. Nesse sentido, independente de qual for o seu site, seja um marketplace de misturadores industriais, ou até mesmo um site institucional, é imprescindível que a página esteja adaptada para o acesso em dispositivos móveis.
O investimento em mobile é real e necessário. Segundo o estudo do GSMA, empresa que representa os interesses das operadoras móveis do mundo todo, o Brasil é o país com mais smartphones conectados da América Latina.
Podemos concluir que temos o público mais exigente e, portanto, usar o Mobile First trará um resultado vantajoso para a empresa.
Utilizando o conceito, sua empresa estará:
- Tendo um melhor rankeamento em sites de busca, como o Google, afinal, sua empresa estará usando técnicas de SEO, para se comunicar com seu público e otimizar seu site.
- Experiência do usuário mais positiva, pois, seus clientes terão uma navegação mais rápida e ágil, dando um feedback positivo em avaliações online.
- Velocidade de carregamento otimizada, o que traz satisfação para o usuário.
Essas são algumas vantagens que sua empresa pode ter em relação a outras do mercado. Sem essa política aplicada em seu negócio, não terá o apoio de seu público recorrente.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Sobre o Autor