A cada dia que passa, a utilização de papel para gerenciamento vem perdendo espaço e as ferramentas online ficando mais populares.
Todos os dias mais e mais pessoas usam regularmente a internet, seja em busca de um serviço ou mesmo para ganhar dinheiro com ela.
Para qualquer empresa, criar um site e investir em marketing digital são coisas imprescindíveis para se manter no mercado.
Além disto, a internet serve também para auxiliar gestão de empresas.
Quando se monta uma empresa, o gestor deve pensar em parâmetros de controle de todos os processos.
Controle de vendas, financeiro, marketing, publicidade, cadastro de clientes, etc.
Vários destes processos podem ser gerenciados por ferramentas online, com pacotes gratuitos ou com custo bem atraente.
Claro que várias delas possuem também os pacotes pagos mas somente se a pessoa optar por eles.
Vamos tratar de falar um pouco sobre 5 destas ferramentas online tão úteis para qualquer empresário ter um bom controle sobre todas estas variáveis.
Conhecendo as Ferramentas Online: Hubspot
Começando pelo CRM (Customer Relationship Management) em português “Gerenciamento de Relacionamento com Clientes” que é responsável pelo cadastro de todos os clientes, controle de e-mails trocados, agendamento de reuniões, registro de chamadas por telefone, e de todo o processo de venda de cada um especificamente.
Uma das mais conhecidas ferramentas online é sem dúvida o HubSpot.
Extremamente funcional, ele pode executar todas as funções já faladas como também realizar qualquer tipo de registro de interação entre a empresa e o cliente.
Ele definitivamente dispensa a utilização de planilhas, bilhetes, cadernos de anotações, post-its.
Além de toda e qualquer operação muito difundida há anos nas empresas que se utilizavam de anotações manuais.
Há versão gratuita?
A versão gratuita é muito boa, ou seja, pode-se para utilizar no gerenciamento de qualquer pequena empresa.
Pode ser que uma companhia que tenha mais setores e seja mais complexa precisará de um pacote maior de serviços.
Caso a empresa tenha mais de um vendedor, cada pessoa terá o seu login e assim pode-se dar permissões para que a equipe toda tenha acesso aos dados comuns a todos.
Desta forma, elimina-se a necessidade efetiva de reuniões constantes.
Portanto, o contato presencial torna-se ocasional, o time já possui acesso a tais informações, facilitando o processo de venda.
Com a possibilidade de registrar toda informação relevante de cada cliente, transmite-se assim a ideia de que a empresa se preocupa com cada um.
Assim o torna mais importante e sentindo-se mais satisfeito com o tratamento recebido.
Quase a mesma sensação que antigamente as pessoas tinham quando iam ao mercado e todos de lá o conheciam e o chamavam pelo nome.
Há muito mais que esta plataforma pode oferecer mas isto será assunto para um outro post.
ZeroPaper
Uma outra ferramenta extremamente útil é o ZeroPaper.
Este ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial é o responsável direto pelo controle financeiro e emissão de notas fiscais da empresa.
Apesar de não ser gratuito, pode-se assinar um plano mensal pagando menos de 10 Reais.
Pode não ser gratuito mas é extremamente viável.
Ele é uma ferramenta simples mas consegue cobrir todo o processo financeiro de pequenas empresas.
É possível fazer lançamentos divididos por:
- centro de custo,
- tipo de despesa,
- tipo de receita,
- além do próprio registro de dados do cliente para o envio de notas fiscais, recibos ou emissão de boletos.
Pode-se também verificar gráficos de variação de receitas e despesas, além de relatórios completos de cada período de tempo.
Hootsuite
Então, partindo para o setor de Marketing e Propaganda, podemos dizer que a ferramenta online mais usada para o gerenciamento de redes sociais é o Hootsuite.
As redes sociais hoje são extremamente úteis para divulgar um novo serviço mesmo com orçamento bastante curto.
Pode-se dizer que até gratuitamente é possível ter bons resultados mas de certa forma são bem mais demorados.
As principais funcionalidades gratuitas do Hootsuite são:
- junção de 3 contas de redes sociais em um mesmo ambiente,
- agendamento de até 30 posts a serem disparados em horários específicos,
- ver relatórios de desempenho de vários parâmetros de seus posts,
- integração com várias outras plataformas
- informações sobre utilização de algumas redes sociais.
Uma das boas ferramentas online para a tarefa mais difícil de cada empresa principalmente no início: a captação de clientes.
As duas últimas ferramentas estão intimamente ligadas entre elas e às redes sociais.
Canva
O Canva, é uma das ferramentas online que facilita o desenvolvimento de artes gráficas para sua empresa.
Certamente, é possível fazer desde o logotipo, cartões de visitas, banners, panfletos, e-books, artes para produtos e postagens.
Sua versão gratuita é muito boa, entretanto só deixa a desejar se a empresa for relacionada ao nicho de design gráfico.
Neste caso, softwares específicos têm melhor desempenho.
Pixabay
E finalmente chegamos ao Pixabay.
Um banco de imagens gratuitas que podem ser utilizadas para qualquer fim sem problemas de copyright.
É composto por um número absurdo de imagens sobre vários tópicos diferentes.
Deve-se sempre utilizar de banco de imagens para fazer seu site, ou qualquer outra arte ou postagem.
Entretanto, nunca copie qualquer imagem dos resultados de pesquisa do Google.
De certo, isto pode render uma enorme dor de cabeça além de custar muito dinheiro com futuros processos.
Então, é muito simples rastrear uso indevido de imagens na internet hoje em dia.
Bem, espero ter ajudado nesta difícil tarefa de começar um negócio do zero com a ajuda destas ferramentas online.
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