Pense em um mercado que cresce e atinge objetivos rapidamente. Seria ótimo ter em mãos um local onde pudéssemos atingir milhares de pessoas. Quem está trabalhando, busca por melhores salários, flexibilidade e quer se sentir seguro.
Pensando em ambientes que possam começar seu negócio, a internet tem sido o local perfeito para novos empreendedores. Ali, vemos o crescimento de diversos modelos de negócios, desde calibração de instrumentos até cursos on-line.
Neste texto veremos o que é empreendedorismo digital e se vale a pena investir nessa ideia.
O que é empreendedorismo digital?
Ao contrário de um negócio tradicional, o empreendedorismo digital cria formas para que o negócio funcione.
Este empreendedorismo, não necessita de um local físico para funcionar, o que diminui os custos iniciais.
No ambiente digital, diversas ferramentas existem para facilitar que o empresário se mantenha usando as redes sociais para negociar.
Essa tem sido a modalidade que mais cresce, independente do segmento, como, por exemplo, para quem vende luva de vaqueta.
Vale a pena investir no empreendedorismo digital
As razões para se tornar um empreendedor digital são inúmeras. Os resultados vão de acordo com as estratégias e segmentos que decide atuar.
Mas a pergunta que não quer calar é: vale a pena investir?
Abaixo separamos os melhores motivos para começar no empreendedorismo digital.
Flexibilidade de horário e liberdade
Acredito que seja uma das melhores razões, porque com um negócio digital você não precisa ficar preso a uma rotina cansativa. Sem visitas à cabine primária, com horários flexíveis e liberdade geográfica.
Infraestrutura reduzida e investimento inicial baixo
Em um local físico, você precisa contratar funcionários, definir espaço para armazenamento de produtos. Ou seja, é fundamental uma infraestrutura maior e mais ampla que atende diversas necessidades.
Já no ramo digital, isso não é necessário. Conforme seu negócio for crescendo você pode contratar pessoas como freelancers.
Diversas oportunidades de negócio e maior alcance
No ramo digital, o gestor pode criar diversos ramos de negócios:
- Cursos on-line;
- Ser um afiliado;
- Criar um e-commerce.
Lembrando que sua marca não está atrelada a uma só localização. Com um bom planejamento e boa estratégia, seu alcance será enorme.
Alternativas de negócios digitais
Desde 2016 o meio digital tem sido o grande método de compra no Brasil. Com as vantagens acima citadas, os empresários têm buscado e criado meios de poder atuar no mercado.
Separamos algumas alternativas para que você possa iniciar no mercado digital.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados funciona da seguinte forma: uma pessoa cria um produto e o aloca em uma plataforma digital. Dessa forma, outras pessoas podem se interessar e vender em suas redes.
O ingresso dos afiliados é totalmente gratuito, assim o produtor sai lucrando e o afiliado gera comissões que variam de acordo com o produto que está sendo desenvolvido.
Essa é uma excelente opção, para quem precisa gerar renda e não dispõe de renda extra para investir.
Infoprodutos
Outra opção é criar seus infoprodutos, que são produtos digitais, como:
- E-books;
- Cursos on-line;
- Podcasts.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Sobre o Autor