Montar um negócio não é só abrir um CNPJ e começar a vender.

É muito mais que isso.

Depende de planejamento, dimensionamento, definição e também de muito CONTROLE.

É muito comum pequenos negócios nos quais o faturamento da empresa se confunde com o ganho do empreendedor.

Saiba que se você faz isso, agora é a hora de mudar.

Comece a fazer o controle de todas as transações financeiras, de compra e venda.

Existem bons ERPs, ou plataformas online de Gestão Financeira, com bons preços e bem acessíveis.

Outra ferramenta indispensável é o CRM, que faz o controle de tudo o que envolve os clientes. Desde quando ele é apenas um lead, até o processo de venda em si. Muito importante.

Documente todos os processos: Marketing, Vendas e Financeiro. Essa é a única forma de você saber onde acertou e principalmente, onde errou.

É fundamental para conseguir melhorar seus indicadores e até mesmo escalar seus ganhos.

E por fim, a automação de marleting vai poder te mostrar quais clientes estão prontos para comprar de você. Isto é possível através de um processo chamado “lead scoring”, no qual é possível perceber a maturidade do seu cliente.

Assim seus vendedores não desperdiçam tempo negociando com possíveis clientes que ainda não estão prontos para comprar de você.

1 – Controle as Finanças

Existe uma ferramenta documentar todas as transações financeiras, chama-se ERP. Geralmente são pagas, mas o preço é bem atrativo.

2- Acompanhe os Clientes

Assim como o controle financeiro, existe uma ferramenta chamada de CRM, na qual é possível anotar tudo de cada cliente, desde quando ele chega até o pós venda.

3 – Documente os Processos

A ideia aqui é saber tudo o que foi feito em todos os processos do seu negócio. Assim é possível saber o que foi feito errado, e de onde vem cada número, como vendas, lucro, captação de clientes.

4 – Venda para as Pessoas Certas

Não é captando clientes de qualquer forma que seu negócio vai vender mais. É necessário saber exatamente quem é atingido e conseguir “filtrar” os clientes mais prontos para comprar de você.

Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes, tenho 42 anos. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Acredito que o meu negócio é meu futuro. Vi meu filho crescer bem de perto: estava com ele no primeiro passo, na primeira palavra, no primeiro "papai" dele. Te garanto que isso não tem preço. E com dedicação, você também pode ter a liberdade que tanto sonhou. Seja bem vindo!