Este artigo CERTAMENTE é um dos mais esclarecedores que você vai ler!
Diariamente você tem contato com o tipo de solução que trataremos aqui, muitas empresas usam, mas provavelmente nunca parou para pensar a respeito.
Todas as vezes que você tem uma dúvida e pesquisa isso no Google, você recebe uma resposta bem satisfatória e isso é um tipo de CONTEÚDO.
Mas e o que é esse conteúdo que estamos falando?
A resposta é simples:
É tudo que existe de informativo na internet.
Ok.
Mas e o que isso tem a ver com meu negócio? (Você deve estar se perguntando nesse momento…)
Então deixa eu te explicar.
Partindo do princípio de que as pessoas buscam comprar algo baseadas em algum problema que tenham, no momento que elas procuram pela solução no Google e se deparam com um bom conteúdo seu, você tem grandes chances de vender para ela.
Quantas vezes você já se viu em uma situação do tipo: “como é que eu posso arrumar esse defeito X do portão eletrônico da minha casa?”, ou “onde eu consigo arrumar essa TV que não aparece mais imagem?”, e simplesmente não sabia onde poderia ir para resolvê-los?
No entanto você foi ao Google, digitou algumas palavras e conseguiu resolver tal coisa através de um texto ou vídeo que alguém postou.
É assim que tratamos nossos problemas hoje em dia. Com o Google.
E muitas vezes, o site, blog ou perfil em rede social que oferece essa resposta a você também VENDE justamente um produto ou serviço relacionado a essa solução.
Vamos supor que você vende um xampu que não cause alergia.
No seu blog você pode postar artigos sobre “como tratar coceira na cabeça causada por xampu”, “qual xampu um alérgico pode usar”, ou “existe xampu que não causa alergia?”.
Claro que são ideias dadas por um leigo no assunto, mas servem para entender como funciona.
Se você conhece as principais “dores” que os produtos de sua empresa resolvem, então você já está no caminho certo para atrair pessoas baseadas nesse tipo de ação, que é conhecida como Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo é a estratégia usada para produzir conteúdo e postá-lo em um site, blog ou redes sociais, a fim de resolver problemas comuns das suas “personas” que buscam soluções na internet.
(Já tratamos sobre Personas e Presença Digital aqui no blog. Dê uma lida neles e relembre!)
Tanto o Google quanto os demais buscadores têm um único e direto objetivo: LEVAR CONTEÚDO RELEVANTE PARA AS PESSOAS.
E esse “levar” conteúdo relevante nada mais é que mostrar resultados que sejam os mais condizentes às pesquisas feitas.
Então, resumidamente é mostrar o resultado mais correto possível para a pesquisa.
Interessante falar que esse resultado não é necessariamente um texto.
Pode ser uma foto, uma figura, um vídeo…
Ou seja, a solução para um problema pode ter formatos diferentes.
E quanto mais completa e adequada for a sua solução, mais o Google vai te mostrar.
Mais pessoas você vai atingir e consequentemente, VAI VENDER MAIS.
A lógica é bem simples e apesar de parecer o contrário, executar esse tipo de estratégia também pode ser feito por você!
Basta que seu conteúdo cause alguma TRANSFORMAÇÃO em quem tiver contato com ele.
As pessoas vão considerar o que você postar, pois mostrou que sabe o que elas precisam.
Aos poucos você se torna um tipo de autoridade na internet, em seu nicho de mercado.
Sabe quando pediu a um marceneiro para fazer um armário e ficou muito bom?
Então, toda vez que alguém precisar desse serviço, você vai indicá-lo e referendar sua qualidade.
O tão comum boca-a-boca é uma forma de autoridade.
Seus produtos e serviços passam a ser considerados como soluções adequadas pelas pessoas que foram ajudadas.
Isto é responsável pelo chamado tráfego orgânico que vem dos buscadores.
É gratuito, mas é extremamente mais valioso que os anúncios pagos.
A forma como gerenciar esse tipo de estratégia no Google vai ser abordada um pouco mais para frente, o importante agora é focar no conteúdo.
Inclusive, muitas pessoas perceberam que melhor do que solucionar o problema de alguém, é também proporcionar uma boa experiência.
É transformar a vida de alguém.
Pequenas soluções também são transformações.
Não espere tirar uma pessoa de um vício profundo com o seu conteúdo, não é disso que estamos falando.
Mas se o seu conteúdo causar o mínimo de impacto positivo sobre alguém, então você chegou ao seu objetivo.
Muita gente pode não lembrar do que você escreveu, mas certamente vão lembrar da boa experiência que você os proporcionou.
É o que acontece quando entra em um UBER e recebe uma bala, ou um copo de água geladinha.
A empresa se preocupa com a experiência. Se preocupa com você como cliente!
E essa transformação pode vir de um vídeo seu, ensinando um passo-a-passo de alguma coisa.
Ou um e-mail semanal com conteúdo relevante ao que ela buscou, novidades do mercado etc.
Qualquer coisa que possa agregar um sentimento de acolhimento atenção ou importância.
Por isso é interessante que você pense durante um tempo em todas as DORES que seu cliente tem e o seu produto caia como uma luva para ele.
Pense na possibilidade de gravar vídeos.
Não é preciso ser profissional para isso, celulares comuns possuem boas câmeras com excelente qualidade.
Seja você mesmo, fale com descontração. Se divirta ensinando alguma coisa que você conheça bem!
Caso seja muito tímido para isso, opte por fotos no Instagram por exemplo.
Faça textos chamativos e legendas intrigantes.
Provoque as pessoas, leve-as a conhecerem seu site.
Artigos no blog também são excelentes e trazem bastante retorno.
Caso você não escreva bem ou não tem tempo para isso, pode contratar alguém para escrever esses “conteúdos” para você postar.
Isso é muito comum e pasme, o preço é bem baixo.
Com investimento bem pequeno você consegue postar semanalmente e o Google entende que você se preocupa em oferecer bom conteúdo.
Sites como Workana, por exemplo, têm centenas de pessoas especializadas em produzir artigos em texto.
Essas pessoas são chamadas de freelancers.
Odeio algumas frases batidas, mas uma em especial faz realmente muito sentido: “O feito é melhor que o perfeito”.
E é a mais pura verdade.
A qualidade desses conteúdos vai melhorar com o passar do tempo, com a prática.
Whindersson Nunes por exemplo demorou bastante tempo para EXPLODIR de visualizações no Youtube.
E olha que ele é um cara muito engraçado e se não fosse a internet poderia até hoje estar no anonimato.
A principal mensagem aqui é: Produza conteúdo sobre o que as pessoas precisam, o que vai resolver os problemas delas, não sobre a sua empresa ou seus produtos.
Dê uma chance à essa estratégia e perceba o quanto você pode aumentar a sua quantidade de clientes, mesmo com pouco recurso disponível.
O resultado pode não vir de um dia para o outro, mas o ganho é duradouro.
Uma vez que você alcança um certo patamar na internet, a tendência é que continue atraindo muitas pessoas.
Com o tempo você vai perceber que o produzir conteúdo transformador é a estratégia mais barata que sua empresa usará para aumentar suas vendas.
Além de conquistar uma audiência fiel e potencial consumidora de seus produtos.
Se você já ouviu falar do Princípio de Pareto você sabe que 80% dos seus resultados vêm de 20% de suas ações.
Utilizar conteúdo de qualidade vai te fazer ter resultados duradouros e com alta taxa de vendas!
Bom, espero ter ajudado e continue conosco, que sempre enviaremos conteúdo valioso para seu negócio!
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