Com a propagação massiva dos smartphones, o usuário deixou de ser cliente passivo e tornou-se mais exigente e entendido de, praticamente, todos os assuntos.

Desta forma, é correto afirmar que se você tem uma empresa de manutenção de geradores, para citar um exemplo hipotético, e possui um site lento e não responsivo, as chances de ficar para trás são grandes.

Invista na experiência do usuário

Se quer satisfazer seus clientes, precisa ter um produto de excelência, porém, há a necessidade de se inteirar e investir em aplicativos e sites e estar presentes nas redes sociais com uma periodicidade constante. Isso fará com que sua empresa vista uma luva de vaqueta, por exemplo, e se mantenha protegida e aquecida dentro do seu nicho.

Siga os pilares abaixo e conseguirá grande aporte e cada vez mais clientes.

  •  Visual é fundamental: aquela frase antiga “a primeira impressão é a que fica”, pode ser inserida aqui. Pois não há como trazer o consumidor para próximo de você, se tiver um visual pouco surpreendente. Quanto mais tempo de interação houver, maiores serão as chances de compra.
  • Valor agregado: se sua marca vende bisnaga de plástico, oferece um site ou aplicativo que tire as dúvidas do cliente e, ainda, satisfaça todas as necessidades (com planilhas, interação e suporte), esta experiência ganhará robustez.
  • Página acessível a todos: não estamos falando apenas de uma página responsiva e que esteja configurada para todos os dispositivos como smartphones, notebooks e computadores. A otimização tem que incluir usuários com restrições físicas, visuais, auditivas e etc.
  • Marca com credibilidade: já dizia o Tio Ben, dos quadrinhos do Homem Aranha: ‘com grandes poderes, vem grandes responsabilidades’. Ou seja, projete o menor número de erros para que sua credibilidade se eleve. 

Solucionar problemas dos clientes de forma rápida e amistosa é um dos grandes trunfos. Estudos sobre a experiência do cliente apontam que, fazendo isso, as taxas de vendas ampliam-se demasiadamente.

  • Caminhos intuitivos: tenha profissionais capacitados para que você, juntamente com este time, possam estudar as maneiras mais eficazes de tirar proveito do design do seu site ou aplicativo. Textos claros e que vão direto ao ponto, um mapa detalhado do site, o uso de cores certas e outros, garantem benefícios impactantes.
  • Velocidade no carregamento da página: sabia que o carregamento de sua página é um ponto que pode elevar seu rankeamento dentro dos mecanismos de busca? Além disso, ninguém tem tempo a perder e atrasos neste item poderão custar um cliente ou uma venda. E você não quer isso, correto?

No que a experiência do usuário agrega?

Por fim, vale ressaltar que há um sem número de benefícios quando esta experiência se transforma num modelo de negócio.

Desta forma, sua empresa terá números expressivos de conversão de vendas, será referência no nicho que escolher e contará com compartilhamentos e likes nos círculos sociais daqueles que já adquiriram seus produtos.

E agora que você já sabe como melhorar a experiência do usuário, porque não fazer uso destes benefícios que estão ao alcance de todos? É hora de agir!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes, tenho 42 anos. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Acredito que o meu negócio é meu futuro. Vi meu filho crescer bem de perto: estava com ele no primeiro passo, na primeira palavra, no primeiro "papai" dele. Te garanto que isso não tem preço. E com dedicação, você também pode ter a liberdade que tanto sonhou. Seja bem vindo!