Se sua loja começou como uma configuração física e você adicionou, ao longo do tempo, a funcionalidade de e-commerce, precisará garantir uma experiência consistente ao cliente em ambos os meios, criando uma espécie de válvula direcional.
Operar ambas pode parecer assustador, mas, hoje em dia, muitas marcas estão fazendo isso com sucesso e você também pode. Quer entender melhor como? Então, continue conosco!
Considere a experiência do cliente… isso é o primeiro passo
Embora o e-commerce e a loja física sejam duas vertentes separadas, elas precisam trabalhar perfeitamente juntas para fornecer a melhor experiência possível, seja no ramo de moda, ou de tratamento de efluentes, ou qualquer outro.
Por exemplo, se houver um pedido na loja, ele deverá receber um recibo da transação por e-mail. Da mesma forma, se fechar uma compra online, ele deverá ter a opção de retirar em um endereço físico.
Integre seus sistemas de pagamento para facilitar sua vida
É aconselhável integrar os sistemas de pagamento de suas lojas, tanto online quanto física. A coleta em um só lugar o ajudará a tomar decisões mais assertivas sobre as necessidades futuras de sua empresa.
Isso é tão imprescindível quanto um multiplicador de torque para uma empresa que faz montagem de máquinas. Existem muitas ferramentas projetadas para atender essas necessidades, tornando esse processo simples e prático.
Contrate uma empresa de atendimento
Se o seu negócio tiver um estoque muito grande, você precisará de espaço para armazená-lo. Para isso, considere terceirizar o trabalho, mas ache uma empresa de atendimento confiável, que armazenará, embalará e enviará os devidos materiais em seu nome.
Desta forma, sua equipe na loja (seja online ou física) pode se concentrar em atender às necessidades de seus clientes e vender seus produtos, ao invés de acumular várias funções ao longo do dia.
Foco no Atendimento ao Cliente
Se seus clientes estão comprando, seja na loja online ou na física, você precisa fornecer um atendimento confiável. Usando o software de CRM, conseguirá rastrear e repassar todas as informações já anotadas anteriormente para o colaborador responsável.
Tudo isso economizará tempo para ambos os lados, bem como, o cliente se sentirá valorizado e, consequentemente, fará com que ele volte mais vezes para adquirir novos produtos.
Gerencie suas lojas online e físicas sem problemas
Gerenciar uma loja online e uma loja física não é tarefa fácil, como já sabemos. E o desafio pode parecer cruel logo no início. No entanto, com os sistemas corretos que permeiam esses dois caminhos, a gerência do dia a dia será pontual e eficaz.
Com cada componente de sua operação de varejo apoiando o outro, poderá levar a melhor experiência possível a todos aqueles que já estão fidelizados, mas também aos leads e visitantes ocasionais.
Com tudo isso dito, tire essas idéias do papel e perceba que, gradativamente, conseguirá atingir lucros e a autoridade necessária para que fique à frente de todos os seus concorrentes.
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