O Princípio de Pareto nos diz que 80% do faturamento de uma empresa vem de 20% dos clientes. Baseado nisto você pode acreditar que os clientes fidelizados são a alma do seu negócio. Não venda somente, encante. Assim sua empresa será sempre bem avaliada e terá uma receita previsível grande, o que viabiliza muito o aumento da sua companhia.
E se falarmos para você que os clientes fidelizados são tão importantes quanto atrair novos clientes, você acreditaria?
Isso mesmo, uma das suas prioridades no seu negócio deve ser a fidelização do cliente!
Existem muitas maneiras de fazer isso e nós vamos falar sobre algumas delas aqui, mas saiba que automação do marketing é uma boa opção.
A outra boa notícia é que o Marketing Digital vai ser seu grande aliado neste processo!
Se você é um pequeno empreendedor e pensa que os clientes fidelizados são apenas para grandes marcas, está enganado!
Você deve entender de uma vez por todas que deve deixar seus clientes satisfeitos e criar seus próprios clientes felizes.
Isso porque eles divulgam a sua marca e esse tipo de consumidor vai fazer com que seu negócio cresça, pois ele vai falar bem de você para os outros!
Entenda melhor a importância dos clientes fidelizados lendo abaixo.
Porque devo fidelizar meu cliente?
Se você tem alguma dúvida de que a fidelização de clientes é ótima para o seu negócio, neste tópico vamos acabar com qualquer dúvida!
De uma vez por todas, você precisa perceber que fidelizar o cliente é tão importante quanto atrair novos clientes.
Se você não manter os seus clientes e focar apenas em novos clientes, eles não serão suficientes para manter sua empresa funcionando.
Certamente, você não ter a chance de aumentar seus lucros e expandir seu negócio.
Veja abaixo cinco bons motivos para você investir no cliente fidelizado.
1. Cliente feliz volta
Você já deve saber que o cliente satisfeito e feliz com a compra ou aquisição do serviço que fez vai voltar.
Isso acontece porque a pessoa não precisa mais ser convencida da qualidade do seu produto.
Ela já provou, adquiriu e agora tem confiança na sua marca no seu atendimento.
Além do mais manter os clientes recorrentes tem um custo de marketing menor do que atrair novos clientes!
2. Indicações
Um cliente satisfeito vai recomendar o seu produto ou serviço sem precisar receber nada em troca!
O cliente fiel vai recomendar a sua marca ou seu trabalho apenas pela vontade de compartilhar algo que ele acredita ser de valor e que pode ajudar os outros.
Esse tipo de indicação é fantástico para qualquer marca ou produto.
Pois uma pessoa empolgada vai falar do seu produto ou serviço na reunião familiar ou até mesmo no encontro com os amigos.
3. Valor da compra é maior
Quando o cliente tem confiança na empresa ou na marca que ele costuma trabalhar, o ticket médio também aumenta.
Isso quer dizer o que os clientes fidelizados vão aumentar o seu lucro.
Porque provavelmente esse cliente melhor a frequência de compras e gastarão um valor maior.
4. Receita Previsível
Um grande benefício que os clientes fidelizados é a possibilidade de chegar ao patamar de ter uma receita que se torna previsível.
De fato, quando você conquista uma clientela fiel, é possível saber quanto a empresa espera ganhar durante um período.
A receita se torna previsível, por meio de um estudo da frequência de compra de seus clientes fiéis e do Ticket médio que eles gastam.
Sem falar que chegaram novos clientes que serão resultado da indicações feitas pelos clientes fidelizados.
5. Feedback honesto
Clientes fidelizados provavelmente terão sua opinião honesta e precisa sobre o seu negócio!
Você pode fazer pesquisa de opinião sobre a qualidade do produto ou serviço.
Você poderá saber como está o atendimento, a entrega e outros detalhes do seu negócio.
Isso porque esse cliente vai responder de forma precisa!
Portanto, a experiência de consumo desses clientes vai ajudar você a melhorar o seu atendimento.
No entanto, é importante que seu cliente tenha acesso ao contato com a sua marca ou empresa!
Isso serve para que ele possa expressar sua opinião e até mesmo se sentir próximo a sua marca ou negócio.
Para isso, os canais de atendimento são bastante importantes, leia abaixo e entenda!
Qual a importância dos canais de atendimento?
Se você quer trabalhar mais com a fidelização de clientes, saiba que terá que caprichar nos canais de atendimento!
Isso porque os clientes estão mais exigentes.
Em contrapartida, as empresas que desejam ter sucesso estão fazendo de tudo para se adaptar a isso.
O público atual, acostumou-se com a velocidade da Internet e quer tudo resolvido na hora, com agilidade.
Por isso é importante disponibilizar várias opções de contato e canais de atendimento com seu negócio!
Canais de atendimento eficientes
O cliente espera encontrar “as portas” da empresa sempre abertas.
Por isso os canais de atendimento devem ser eficientes e direcionados para o seu público.
Se ele desejar, por exemplo, saber o código de um rastreio ou a situação de uma encomenda enviada.
Ou mesmo saber de um canal de atendimento feito por chat online, por e-mail ou telefone, pode solucionar isso rapidamente.
Um cliente que tem o seu problema resolvido rapidamente e de maneira eficiente, logo será um cliente satisfeito.
De fato, é importante ter mais de um canal de atendimento, para seus clientes fidelizados.
Isso porque você deixará o contato mais eficiente!
Até porque geralmente até a faixa etária dos clientes pode mudar a preferência pelo tipo de contato que ele deseja estabelecer.
Pessoas com a faixa etária mais “avançada” tendem a preferir o telefone.
No entanto, os mais jovens preferem canais virtuais com o e-mail chat o WhatsApp.
Para atender e fazer corretamente a fidelização de clientes é importante ter uma flexibilidade de canais de atendimento.
É possível manter o contato os clientes de uma forma eficiente e prática?
Você percebeu que a fidelização de clientes é um processo importante?
Mas ao mesmo tempo se sentiu que não dá conta de fazer isso?
Então, saiba que algumas empresas contratam equipes para fazer a fidelização de clientes e até mesmo para os canais de atendimento.
Entretanto, você precisará aumentar o número de funcionários e investir nisso.
Pensando nessa demanda de mercado, algumas empresas criaram automação de marketing, que ajuda a atrair clientes e também participa ativamente da fidelização de clientes!
O que é a automação de marketing?
Automação de marketing é o trabalho de entender e perceber como agir de forma personalizada em grande escala.
Perceber qual as pessoas que buscam interação com a sua empresa.
Automação de marketing é feita nos mais diferentes canais online e para isso eles buscam entender em que estágio da compra o cliente está.
Para que todas as informações que possam ser automatizadas.
Portanto, é importante que você perceba o que é automação de marketing não diz respeito atitudes simples como seguir de volta, ou agendar postagens em redes sociais.
A automação de marketing, na sua forma plena, traz muito mais benefícios!
Os clientes vão chegar para o momento da compra mais preparados e decididos do que realmente querem!
Pois serão nutridos com informações que realmente são relevantes para definir a compra.
Então, saiba que se você definir por uma boa automação de marketing, você vai conseguir manter o contato com os seus clientes automaticamente e de maneira eficiente!
Isso vai com certeza melhorar a relação com clientes fidelizados e ajudar a ampliar seus negócios.
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