Se você está pensando em montar um negócio online é preciso entender que, além de contar com todas as ferramentas adequadas, vai ter que investir também em treinamento e informação. 

A ferramenta correta não adianta sem o conhecimento necessário para que ela seja utilizada. Por isso, separamos aqui sete segredos para aumentar as vendas na web.

1 – Permaneça motivado

O primeiro passo a ser dado por um empreendedor digital é realmente desejar vender online, em vez de apenas utilizar uma plataforma da web como “estepe” para as vendas físicas. 

Com motivação, podemos definir estratégias de venda para diferentes produtos, seja chave de nível, alimentos, definir a persona, e ainda entender o comportamento de navegação, busca e compra do seu possível cliente, para então encontrar serviços online que possibilitem rodar estratégia e gerenciar o negócio.

2 – Respeite (e ame) seus leads

O empreendedor ensina que quanto mais leads, mais oportunidades de venda são geradas, o que resulta no crescimento. 

Um Lead é, basicamente, um futuro comprador, alguém do seu nicho de negócio, uma pessoa que tem o problema ou a dor que seu produto ou serviço pode resolver. Ou seja, aquele a quem você pode ofertar algo. É importante crescer sempre esta base, que precisa ser valorizada.

3 – Invista

Embora o mercado digital tenha custos baixos, engana-se quem acha que é possível ter custo inicial zero. 

O mercado digital exige um investimento mínimo em uma conexão com internet, criação de estratégias de vendas online e serviços como e-mail marketing, construtor de site e divulgação do produto. 

Caso o empreendedor seja autodidata, pode não precisar gastar dinheiro com cursos. Mas você pode levar menos tempo investindo em conhecimento que ensine a criar estratégias de vendas online. Entre R$100 e R$400 é o que estimamos como mínimo necessário para que um empreendedor online possa investir mensalmente.

4 – Migre do off-line para o online

Embora muitos pensem que o melhor a fazer seja iniciar um negócio do zero na internet, é possível migrar a oferta de produtos ou serviços já existentes para o ambiente da web, como mostrar cases. 

Há diversos clientes da área de consultoria, descarte de lixo eletrônico, treinamentos e até produtos físicos, que usam a estratégia de marketing de relacionamento online para escalar e potencializar os seus negócios.

5 – Crie relacionamento

Todo fã conquistado na rede social já é um lead com quem se deve criar um vínculo. Mas para ter um relacionamento efetivo com ele, o ideal é obter o e-mail deste lead para uma comunicação mais próxima e direta.

Futuros compradores segmentados de elevador de carga, por exemplo, o que levará o lead a se tornar cliente será o sentimento de proximidade com a marca.

6 – Dê informação

A melhor forma de conquistar o lead é ofertando conteúdo a ele. Em troca do e-mail, o lead pode receber um e-book, planilha, vídeo, mini treinamento, infográfico, entre outros. 

Ele também lembra que o conteúdo oferecido gera autoridade e melhora a visão do lead sobre o produto ou serviço. Você pode enviar por e-mail dicas, novidades, notícias, táticas e conteúdos de valor em forma de vídeos, artigos, e-books, podendo também contar sua história em forma de storytelling.

7 – Mude! 

Como o ambiente online está em constante mudança, e considerando as inúmeras possibilidades de entrega de conteúdo e oferta de serviços, Carmona lembra que é possível mudar as estratégias a qualquer momento. 

Se você percebe que não está tendo o resultado desejado, pode mudar a forma como se relaciona com o público. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre o Autor

Leandro Mendes
Leandro Mendes

Meu nome é Leandro Mendes. Sou marido da Daniele e pai do Arthur. Trabalho com Marketing Digital há quase 15 anos. Minha missão é te ajudar a conquistar sua liberdade e ter mais qualidade de vida. Seja bem vindo!