7 coisas que só um profissional faz e você também pode fazer

7 Coisas que um Designer profissional faz, E VOCÊ TAMBÉM VAI CONSEGUIR FAZER.

Muitos pequenos empreendedores querem usar as redes sociais para atrair clientes. No entanto, quando se deparam com a dificuldade em fazer imagens bonitas, montagens atraentes e até mesmo animações, se desmotivam e abandonam a ideia.

Quase diariamente eu recebo e-mails, ligações, ou mesmo mensagens no Whatsapp, perguntando como fazer para vender no Instagram. Como é possível criar imagens atrativas para as redes sociais, cartazes ou panfletos?

Você pode até pensar que isto é coisa para profissional, aqueles Designers inteligentes e que cobram bem caro para reproduzir tão bonito trabalho. A má notícia é — é verdade, os Designers gráficos realmente conseguem fazer coisas muito mais atraentes que nós, meros pequenos empreendedores.

Entretanto, há também uma boa notícia — você também pode fazer coisas sensacionais, mesmo sem conhecimento prévio na área. Sim, isto é mais fácil do que você imagina.

Há alguns anos surgiu uma plataforma para este tipo de serviço, e hoje é bastante conhecida — Canva.

O Canva

O Canva é uma ferramenta fundamental para que o pequeno empreendedor crie suas próprias artes, sem precisar gastar. Olha que coisa maravilhosa — o Canva tem uma conta gratuita, e muito boa por sinal. Claro que há o plano pago e você fatalmente vai querer assinar, vá por mim.

Ele funciona no esquema “arrasta e solta” ou Drag and drop, como é mais conhecido em inglês. Isso proporciona a você modificar objetos, posições, camadas, cores, fontes, títulos, tudo com muita tranquilidade. Você simplesmente seleciona um tema base no painel, ele aparece na sua imagem e você começa a editar. É possível fazer o que quiser — desde a ideia mais simples até a mais complexa.

Para deixar um pouco mais claro, vou colocar aqui algumas imagens do que é possível fazer por lá. Vou citar alguns tipos de arte gráfica que ele te oferece com diversos modelos pré-fabricados.

1. Logotipos

Caso você esteja começando um negócio e ainda não tenha uma logo, facilmente você resolve este problema com os modelos disponíveis.

Lembro que este é só um ponto de partida, é possível customizar tudo no modelo, desde a fonte, cor, forma, desenho, linhas.

Além disto, na versão paga ainda é possível baixar o formato de logo sem o fundo, formato png. Isto é bom para você inserir a sua logo em um site, desenho, arte, banner, sem ficar um retângulo branco atrás dela. A logo fica inserida perfeitamente na imagem.

2. Posts para Instagram

Você pode não saber, mas existe um tamanho certo para que a imagem caiba certinha no post do Instagram. E o melhor é que o Canva já te dá o modelo do tamanho correto. Agora é possível liberar a imaginação e criar conteúdo interessante para atrair mais seguidores.

3. Stories do Instagram

Da mesma forma que você sabe que precisa tirar uma foto com o celular na vertical para os stories, é possível colocar uma imagem fabricada lá. Caso você queira sair dos comandos básicos do Instagram para produzir melhor seus stories, esta é a pedida certa.

4. Miniaturas do Youtube (thumbnails)

Outra boa pedida é criar as capas, ou miniaturas para o Youtube. Vídeos com boas miniaturas atraem muito mais pessoas. Se a capa for ruim, pode arruinar toda a sua ideia de criar um canal para atrair clientes.

5. Posts para Facebook

O Facebook já meio que saiu de moda, mas ainda é uma ferramenta muito boa para atrair clientes para seu negócio. Ainda existe muita gente que usa diariamente, principalmente para interações em grupos e anúncios. Crie uma página profissional e poste bastante coisa lá, o Canva te dá ótimas opções.

6. Cartazes

Olha que recurso fantástico — existem diversos modelos de cartazes para você fazer, imprimir e divulgar seu negócio. Pode ser tanto para decoração interna, se você tiver uma loja, ou para colar em outros estabelecimentos. É usado há muitos e muitos anos, mas com certeza ainda funciona, e muito bem. O Canva inclusive disponibilizou o recurso de imprimir para você e te enviar.

7. Documentos A4

Agora você ficou surpreso, tenho certeza. Lá também tem ótimos modelos de tamanho A4. Crie seu cardápio, papel timbrado, avisos ou qualquer outro documento. Ficou fácil demais criar material de qualidade e economizar um dinheiro.

Bom, isto é só uma pequena demonstração do poder que esta ferramenta maravilhosa tem. Va lá, crie uma conta gratuita e comece a mexer. Entenda o funcionamento dela, e já comece a colocar a criatividade em prática. Além de ser bom para fazer conteúdo e material para seu negócio, você vai perceber que é também uma grande satisfação poder criar tudo do seu jeito.

Quer aprender a fazer artes como um profissional?

Quer uma ajuda nossa? Preencha o formulário abaixo!