Muitos clientes que começaram a fazer compras on-line na pandemia, conferiram a comodidade do processo. Com algumas estratégias e táticas de marketing, você pode capturar os benefícios dessa tendência para aumentar suas vendas, seja no ramo de produtos geek ou num B2B do setor de balcão refrigerado inox.
Há muitas ideias que comentaremos com você. Então, abra seu bloco de notas, escolha algumas que funcionem melhor para o seu negócio e sinta os ganhos se elevarem gradativamente.
1- Use análises para saber como os clientes encontram sua loja
Ao usar ferramentas de análise, como o Google Analytics para pesquisar como os clientes chegaram até sua loja, poderá concentrar seus esforços de marketing neste ou naquele caminho.
Por exemplo, se um site de conserto de bomba recebe muito tráfego de determinada peça, deve escrever mais conteúdo sobre esse tópico. Se quase todas as suas vendas são provenientes de anúncios do Facebook, invista em mais publicidade.
2- Encontre uma proposta de venda exclusiva
O que você tem de diferente em suas opções? Qual é a história por trás de sua loja? Depois de saber o que o torna ‘especial’, que tal inserir essa frase em seu slogan? Ou deixá-lo na home?
Ao criar suas campanhas e esforços de marketing em torno de sua proposta de venda exclusiva, você dá às pessoas um motivo para retornar e, o mais importante, comprar seus produtos.
3- Simplifique a experiência do cliente
Você quer que seus clientes o encontrem rapidamente e, em seguida, confirmem as compras, não é mesmo? Se as análises mostrarem que um grande número de pessoas visita seu site e vai embora, avalie como está sendo a experiência do usuário.
Chame os sócios, os colaboradores, além de amigos e familiares para observarem funcionalidades ‘quebradas’, descrições incoerentes e etc. As áreas comuns a serem corrigidas vão para a pesquisa do seu site, a navegação do produto e a finalização da compra.
4- Forneça um chatbot e tenha um diálogo mais imediato
Desde o início da pandemia, os clientes notaram que os chatbots são eficientes para este diálogo. Então, se sua marca de bomba hidráulica, por exemplo, não tiver o recurso, adicione e monitore-o ao longo do dia.
Como não se pode ficar preso ao seu computador 24 horas por dia, a Inteligência Artificial (que ‘aprende’ conforme responde a certas questões) pode ser incluída com um plug-in, que dá o imediatismo necessário e que as pessoas tanto querem.
5- Crie um processo de checkout simples, sem a necessidade de grandes formulários
Embora o processo de checkout faça parte da experiência do usuário, é interessante oferecer uma opção para que os clientes possam comprar sem preencher formulários longos e complexos.
Divida-o em várias páginas para evitar sobrecarregá-los. Mantenha o texto curto e conciso e não se esqueça de usar botões e palavreado padrão, como “Compre aqui” e um ícone de carrinho de compras.
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