O marketing digital é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos, devido a toda a sua popularização e a necessidade das empresas de se colocarem dentro do mercado on-line.
Ele se tornou uma estratégia importante para aumentar a divulgação, aproximar o relacionamento com o cliente, gerar reconhecimento e credibilidade para marca e também para melhorar os números de vendas.
Não importa qual é o seu segmento, seja ele uma usinagem de peças ou algo já on-line, como cursos digitais, todas as empresas já utilizam ou vão utilizar o marketing dentro de seu portfólio.
Por mais que seja uma área completa, o marketing digital se destaca principalmente pelo seu manuseio feito no desktop, mas você sabia que, com o aumento do número de pessoas usando smartphone, ele também está se popularizando nos dispositivos móveis?
Já existem vários aplicativos que auxiliam os profissionais da área, a conseguirem ainda mais destaque e alcançar seus objetivos com mais facilidade, pensando nisso,separamos os 5 principais aplicativos de marketing que você precisa conhecer.
1. HootSuite
O primeiro nome em nossa lista é o HootSuite, um aplicativo que é considerado o melhor amigo de todo social media e de qualquer pessoa que quer marcar presença nas redes sociais, esse app de marketing permite o agendamento de posts em diferentes redes sociais.
Ou seja, você pode gerenciar o Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin, agendando postagens, monitorando mensagens, comentários e menções, de forma totalmente simultânea, além de otimizar seu tempo, já que é possível realizar o mesmo post em diferentes plataformas de uma só vez. Uma forma muito mais prática de marcar presença nas redes sociais.
Se seu negócio precisa realizar um post sobre descarte de lixo eletrônico em todas as redes sociais, ao invés de ir individualmente, basta utilizar o HootSuite e programar sua postagem em quais redes sociais quiser e quando quiser.
Lembrando que ele conta com uma versão gratuita, onde é possível gerenciar até 3 redes ao mesmo tempo, mas se preferir, conta também com a versão paga que varia de R$49 no plano individual e R$129 no plano empresa.
2. Mailchimp
Além das redes sociais, outra ferramenta muito utilizada no marketing digital é o famoso e-mail marketing, e com o mailchimp você pode mensurar, criar e enviar suas campanhas através dessa estratégia, além de gerenciar os assinantes, adicionando ou excluindo nomes de sua lista, fazendo com que você consiga personalizar e montar o seu próprio planejamento de envios de e-mail.
Através deste aplicativo, você pode automatizar e personalizar seus envios de e-mail marketing, separando por diferentes públicos e transmitindo a mensagem de maneira eficiente e direta.
Ele possui uma versão gratuita, mas se você quiser usufruir o máximo da plataforma, existem 3 planos, o chamado essentials, com o valor de R$55, o Standard que custa R$85 e o Premium com o valor de R$1.670.
3. Lookback
O Lookback é um aplicativo pouco conhecido no mercado, mas extremamente funcional, é fazer uma análise geral de como é a experiência do usuário com a sua marca, como por exemplo: número de toques na tela; cliques;comandos de voz usado pelos consumidores e diversos outros recursos.
Ele é um app de marketing ideal para você que quer ter o controle de resultados de campanhas, e quer saber como seu negócio está desempenhando, ter todo o conteúdo e dados sobre os anúncios de sua empresa de automação residencial, pode ser um grande diferencial na hora da tomada de decisões e na criação de novas estratégias.
O aplicativo possui um plano gratuito, mas se quiser contar com as versões mais avançadas existem 3 opções, a individual por R$17, a de equipe com o valor de R$99 e a premium que custa R$229.
4. Google Analytics
O Google Analytics já é bem conhecido por todo profissional de marketing, através dele, você consegue analisar dados,mensurar resultados e monitorar todas as suas campanhas online, trazendo uma análise completa para que você possa ver qual a melhor tomada de decisão e que caminho seguir nas suas estratégias.
O seu funcionamento é idêntico ao da versão de desktop, mas com um aplicativo mobile totalmente responsivo, que ajuda você a ter total controle de suas ações onde e quando quiser.
5. Trello
Por fim, o Trello não é propriamente um aplicativo de marketing digital, mas possui finalidades para gerenciar suas atividades e organizar suas tarefas por diferentes tópicos, como: a fazer; em andamento e concluído.
Isso ajuda principalmente na organização e montagem de campanhas e estratégias dentro do marketing, sendo extremamente útil para ter uma melhor organização e uma visão geral e mais precisa de suas tarefas.
Ele possui uma versão gratuita, mas se quiser experimentar mais da ferramenta existem 3 opções, o standard, com o preço de R$30, o Premium, que custa R$60 e o Enterprise, com o valor de R$99.
O marketing digital possui diversos aplicativos que podem auxiliar o seu trabalho cotidiano, por este motivo, se você pensa em entrar de cabeça nessa área, conhecer algumas dessas ferramentas é uma boa forma de ficar ainda mais antenado com as tendências do mercado e otimizar a sua rotina de trabalho.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Sobre o Autor